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Qual é o melhor: Vectra, Civic ou Corolla?

Novo Toyota Corolla com sistema Flex

Novo Toyota Corolla com sistema Flex

Estou pensando em comprar um sedã médio. Sou dono de um Chevrolet Vectra antigo, mas acho o acesso difícil: tenho 1,85m e minha esposa sofre da coluna. Qual seria a melhor opção de motor: 2.0 ou 2.4? Por que a Chevrolet lançou o Elite 2.0? Também estava pensando num veículo econômico, mas que fosse mais valente que o meu. O que você me diz do Corolla e do Civic? Costumo usar os meus carros bastante tempo. Só usei câmbio mecânico, será que me adaptaria ao automático? Quais as vantagens e desvantagens dessa transmissão? Em ultrapassagens rápidas o bicho pega? Agora é época boa para comprar um automóvel novo ou convém esperar mais?

Cezar Buriasco

Se você for considerar só a potência do Vectra, o motor 2.4 (de 146 cv) é muito mais robusto que o 2.0 (de 121 a 128 cv). Se a questão for economia, o 2.0 leva vantagem sobre o 2.4. O Vectra Elite 2.0 (R$ 77.098) surgiu para ser uma opção mais acessível ao 2.4, dentro de versão topo de linha (que custa R$ 82.306).

Entre Vectra Flex (121 cv a 128 cv), Honda Civic Flex (140 cv) e Toyota Corolla Flex (136 cv), o Corolla é o mais econômico - a versão com motor 1.8 16V faz até 12 km/litro (com álcool) e 17 km/litro (com gasolina) na estrada, em velocidades entre 100 km/h e 120 km/h. Na cidade, também gasta pouco para a sua categoria, assim como o Civic.

Em geral, os motores com tecnologia de 16 válvulas e comando de admissão variável (o Vectra tem apenas oito válvulas e comando simples), como são os casos do Corolla e do Civic, costumam ser mais econômicos que os de oito válvulas na estrada. Além disso, rendem bem na cidade, proporcionam um melhor desempenho em alta rotações, como por exemplo em arrancadas e ultrapassagens.

Como você citou o problema de acesso, o Corolla também é a melhor opção, porque tem mais altura que o Vectra e o Civic. O sedã da Honda é o mais baixo de todos, além de ter o porta-malas bem menor que os demais (340 litros, contra 470 do Corolla e 526 do Vectra).

O Corolla atualmente é o modelo mais caro. Com câmbio mecânico, custa em torno de R$ 62 mil na versão 1.8 16V XLi, contra R$ 59.990 (preço promocional; o preço de tabela cheio é R$ 65.460) do Civic LXS 1.8 16V mecânico, e R$ 57.545 do Vectra 2.0 8V Expression. Você vai pagar um pouco a mais pelo Corolla, mas compensará no custo-benefício.

Se você gosta de guiar e de extrair um bom desempenho do carro, te aconselho a comprar um modelo com câmbio mecânico. Agora, se você for rodar muito na cidade, no anda-pára do trânsito, o câmbio automático é uma opção a ser pensada.

Os câmbios automáticos, em geral, demoram mais para responder ao comando do acelerador. Além disso, em descida de serra no lugar de reduzir as marchas te obrigam a usar sempre os freios, o que dificulta o controle do carro pelo motorista. Existem câmbios “inteligentes” com comandos eletrônicos, que executam bem essa função, mas eles são encontrados só em modelos mais sofisticados.

Quanto aos preços, aconselho você a fazer uma pesquisa nas revendas da região para ver o valor cobrado e quem oferece mais vantagens. Se ainda ficar na dúvida, peça para fazer um test-drive nos modelos pretendidos.

O momento é bom para comprar porque permite uma melhor negociação. Com os financiamentos restritos, dá para pedir um bom desconto. Acho que essa situação, favorável ao consumidor, não vai durar muito tempo, pois com os empréstimos concedidos pelo governo para o setor automotivo, a tendência é o mercado se regularizar…

Espero ter respondido a todas as suas perguntas.

Qual carro você escolheria: Vectra, Civic ou Corolla?

Comente, conte o seu caso e dê a sua opinião…

19 comentários para “Qual é o melhor: Vectra, Civic ou Corolla?”

  1. Pinheiro comentou:

    Como proprietário de um Honda, deixo algumas considerações:
    1. Motor fraco em baixa velocidade;
    2. Sistema de som péssimo. Troquei as caixas acústicas que pareciam de vitrola;
    3. Acúmulo de água no teto. Ao sair feche os vidros, pois do contrário toda a água adentrará no interior do véculo;
    4. Alarme irritante da ausência de colocação do cinto de segurança;
    5. Dificuldade de acesso;
    6. Vidros não fecham através do controle remoto do alarme. Incrível, não? Concessionária não instala e se for instalado em loja de acessórios perde-se a garantia. Parabéns, Honda;
    7. Não é possível escutar música com a porta aberta, pois o alarme sonoro não para de tocar. Palllllmas para a Honda;
    8. Ausência de computador de bordo e MP3.

    Conclusão: Não é tudo que dizem sobre o New Civic.

  2. joao comentou:

    eu ja tive um vextra 2005 e um civic 2008
    agora estou com um nissan sentra 2009
    e falo pra voce ir na nissan e fazer um test drive nesse carro
    pelo que voce falou o sentra tem tudo que voce pede

  3. Paulo SCS comentou:

    O Corolla é excelente. Não quebra nunca e possui baixo custo de manutenção. É um carro alto, com ótima visibilidade, boa ergonomia e um painel discreto e elegante. Realmente é econômico: 10 km/l (g), no ABC/SP. Bastante silencioso e confortável. Já vem de série com airbag. Ah! Prefira bancos em tecido, é melhor.

  4. MARCOS ROMERO comentou:

    O Corolla liderou no Brasil de julho de 2002 a janeiro de 2007 sem perder um unico mês e sem nenhum face lift e agora com a chegada do novo corolla a liderança do civic foi para o espaço.
    resultado depois de perder a liderança em um mês a honda aumentou mais ainda a produção do civic que já era grande..
    as vendas do civic cresceram e o civic voltou ao primeiro lugar mas isso custou caro a honda já que o civic hoje é um carro totalmente desvalorizado alias é o mais desvalorizado da categoria..
    um civic que custava 77 mil reais hoje não passa de 60 mil e o modelo mais barato custa 56 mil..
    os clientes da honda que compraram o carro bem mais caro estão revoltados e o civic desvalorizou de vêz..
    o corolla continua vendendo muito só que muito mais caro e valorizado..
    o efeito corolla foi grande na honda e o civic ainda vai ser retocado com mais um facelift em 2009..
    o carro mais vendido no mundo o corolla tem tudo pra voltar a liderança em 2009 e tudo vai depender da politica de preços da honda..
    ou ela vende o civic hatch pelado e beberrão mais barato como esta no momento ou perde a liderança..
    esta mais do que provado que sedã medio de luxo é corolla..
    muito mais carro design mais esportivo neste novo modelo ninja, mais economico, mais luxuoso e o corolla não quebra alem de ser muito mais completo com opcionais a vontade..
    é fato que o corolla ganhou mais uma vez do civic..
    na verdade o reinado do civic de 2007 foi muito mais consequencia da mudança de geração do corolla que manteve o mesmo design de 2002 a 2008 só mudando em maio de 2008 com a chegada da decima geração..
    parabéns toyota o corolla é o carro..

  5. MARCOS ROMERO comentou:

    ia esquecendo o corolla é 2009 já o civic é modelo velho 2008 e vai mudar em 2009..
    o desconto na verdade é “saida” da honda pra desovar a imensa quantidade de civic que produziu e foi a unica maneira do civic voltar a liderança depois de perder para o novo corolla

  6. Marcio Martins comentou:

    Tenho um corolla novo e meu irmão um civic novo, viajamos junto e pudemos perceber que a diferença de consumo é enorme, mesmo considerando que estávamos na mesma velocidade 120km/h, na mesma estrada e com o mesmo número de pessoas nos carros, o corolla fez 12km/l e o civic fez 8km/l (colocamos gasolina porque a autonomia é maior)…
    além disso, ele reclamou que o civic “soca” mais nas irregularidades das nossas lindas estradas brasileiras, outro ponto para o conforto do corolla, porém a dirigibilidade do civic é maior, ficando mais firme nas curvas..
    resumo: não troco o corolla de jeito nenhum, mas meu irmão trocou por um azera da hyundai..

  7. Nick nome oculto comentou:

    Vectra Expression
    Corolla XlI
    Honda New Civic MXT

    cotei para um parente proximo, concessionarias das 3 marcas, nossa meta R$ 50 à 60 mil
    levamos em consideração que após a compra teriamos o IPVa de 2009 e o seguro do carro de 1,5 à 3 mil reais dependendo do modelo e IPVAde 1,8 à 2,5 dependendo do modelo e da marca.

    Idade do parente? na casa de 50/60/70 anos

    solução? procurar o melhor preço da categoria de entrada dos 3 modelos, sendo o Vectra Expression, New Civic e Corolla, todos com o basico, DIR AR VID-LET Tran~. MANUAL etc..(pacote basico)
    vencedor?

    VECTRA EXPRESSION
    Lindo carro
    confortavel 3 anos de garantia(todos os são) e com o mesmo pacote basico do honda e corolla.
    diferença?
    Vectra é maior em tamha de comprimento, tem o maior entre eixo(usa a plataforma do Zafira), porta malas gigantesco(o corala que chega mais perto, perde por mais de 100 litros, tem mais tanque de combustivel, ….e muito mais coisas no custo beneficio….

    revenda?voce compra um na casa dos 50/60 mil( bem mais em conta que o Honda mais basico e que o corolla mais basico) e na revenda de um ou dois anos de usado, ACREDITE, vc vende com um desagio de 5 à 10 % ja nos honda e no corola o agio de 5 a 10 % fica quase que o mesmo preço

    exemplo Vectra Expreesion, muiotos anuncios de modelos 07/08 por 45/49 Mil, INCRIVEL, desagio de 5% em referencia a um zero ano 08/09
    ja na linha corola e honda vc de cara perde,
    vc compra um 08/09 por 60/65 e ja encontra usado 07/08 por 47/53

    não tenho duvidas, um carro que tem 3 anos de lançado, é bonito e tem preço beneficio campeão no Brasil hoje é o Vectra Expression,
    o novo OPALA do começo deste seculo 21 no Brasil

    recomendo a todos, você n~~ao perde dinheiro com ele…
    agora…setá afim de tirar onda com aquela gostosa, Vá de Honda
    se tá afim de gastar e tem dinheiro para comprar um carro mais caro que o vectra e o honda basicos, compre o corolla basico, É caro, muito caro…
    lembre-se
    os 3 dão garantia de 3 anos
    o vectra é FLEX, o honda e o corolla não

    um abraço a todos
    (eita sô ,omo o vectra preto é bonito se é…)

  8. Edmilson CARLOS de Oliveira comentou:

    Nem vou ler os outro comentários. Mas posso dizer que não gostei do Corolla. Parece um sapo, olhando de frente.
    Já o Vectra não existe: esse “Vectra” é o Astra restilizado lá na Europa, que aquí, a dona Chevrolet o chama de Vectra.
    O Civic agrada mais. É um carro que tá sempre mudando de geração ha anos! O que evelhece rápido demais as versões anteriores. Assim como a Fiat está fazendo com o Palio.

  9. Hudson comentou:

    “Adquiri meu veículo Novo Corolla XEi Automático 08/09, em 22/12/2008. Desde então tenho tido alguns problemas com o carro, a saber:

    a) O rádio não tem bom alcance e tem apresentado muita interferência.

    b) O ar condicionado não esfria o interior adequadamente, quando a temperatura externa passa dos 30ºC.

    c) Havia ruído metálico na parte traseira do carro.

    A concessionária Comart, da qual adquiri o veículo executou serviços direcionados a eliminar o ruído metálico na parte traseira. No entanto, isto já foi feito três vezes e até o momento o ruído não foi solucionado, apenas houve diminuição do mesmo.

    Executaram-se testes no ar condicionado para verificar se estava funcionando adequadamente. Obtive um laudo da empresa Prochaska responsável por estes testes, que apontava no sentido de que não havia problemas no mesmo. Todavia, continuo constatando o descrito inicialmente.

    Quanto ao rádio, houve a visita de um representante da Panasonic, empresa fabricante do mesmo, que solicitou a troca do aparelho, para que fossem executados testes de fábrica. O rádio, para ser substituído, exigia a desmontagem do painel frontal, operação esta que não tinha sido aprovada por mim, ciente de que isto poderia ocasionar barulhos de estalos no painel após a desmontagem. A supervisora de qualidade, sra. Adriana Felipe, e o chefe de oficina, sr. Gilma Bispo, no entanto, se responsabilizaram por resolver eventuais problemas de barulho, caso estes surgissem após a retirada do rádio. Dito e feito, após a remoção do aparelho original, o automóvel passou a apresentar ruídos de estalos no painel frontal, mas os citados acima não conseguiram solucionar, até o presente momento, tais ruídos, como veremos mais abaixo.

    O rádio original foi encaminhado a Manaus, donde foram executados exames para verificar as causas dos problemas de baixa captação de sinal do aparelho, mas os laudos resultaram no perfeito funcionamento do mesmo. Entretanto, o rádio substituto, a meu ver, vem apresentando os mesmos sintomas de interferência do original.

    Quanto aos ruídos do painel, a empresa já executou serviços de colocação de espuma nas peças envolvidas, o que não resolveu a questão, como já era esperado. Em minha opinião, uma vez modificadas as condições estruturais de fábrica do painel, com a desmontagem, não há como retornar a estas condições, quanto à inexistência de ruídos de acabamento. Somente o encaminhamento do veículo à fábrica, para que possam ser recriadas as condições de montagem iniciais poderia solucionar o problema. A concessionária não pensa assim e acredita poder resolver o entrave, desmontando e montando o painel com espuma, o que, creio eu, somente agravará o problema, por estar modificando ainda mais as condições estruturais originais do mesmo. ”

    Sugestão de amigo: Não compre o Novo Corolla 2009!…

  10. Alberto comentou:

    Eu particularmente gosto dos dois (Civic e Vectra). O Corolla é melhor por dentro do que por fora, vc precisa entrar para comprar a sofisticação do veículo, enquanto os outros dois, vai direto, só de olhar.

    Agora eu acho que o Civic e o Vectra oferecem mais opções de acessórios em geral. A Toyota visando a qualidade sempre foi conservadora na utilização de novas tecnologias e isso faz com que ela demore a responder ao mercado. Ok, a qualidade sempre é ótima.

    Esses dias recebi uma informação sobre um acessório para New Civic que pode ser uma mão na roda para quem mora nas cidades grandes, que são vidros de segurança. Só que aparentemente ainda não foi aprovado pela Toyota. Esse é só um exemplo.

    Se não me engano é o http://www.movena.com.br , alguém já ouviu falar ou conhece alguém que tenha esse produto?

    Bom, entre os três, a minha nota vai para New Civic, Vectra e Corolla.

  11. Alves comentou:

    sempre tive chevrolet, 3 vectras seguidos, qdo vectra era o carro, cai na besteira de mudar, (comprei um que stava na moda) que prejuizo! to indo amanhã na loja comprar um corola 05/05 automatico 1,6 (+-) 35contos, agradeço pela sua dica, sucesso.

  12. Alves comentou:

    essa é pro usuário acima que reclama da deficiencia do rádio do corola, que deve ter sido um caso isolado, afinal assim como o corola o rádio tb deve ser da terra sol nascente, e lá o povo do olho miudo domina a eletronica, em plena era digital,ipodizada,mp3zada,usbzada,tv digital on board, ainda há quem reclame de um RÀDIO fm/am, pois bem, tenho uma excelente sugestão, sugiro que vocé adquira um carro fabricado em CAMACARI-BA, uma dica parece um jeep, ae tu vai ver o que é rádio bom, o rádio é tão bom, mais tao bom,que tenho tanta raiva do resto que nem menciono o nome do tal carro, (falo isso pq tive o azar de ter um 04/04 2.0 16v xlt top, “completo de tudo” tudo original de fábrica, inclusive:ferrugem,ruidos,chiados,grilos,etc,etc solução: vendi o carro…

  13. NASSER comentou:

    SEM DUVIDA ALGUMA O VECTRA E O CARA ESTOU NO TERCEIRO MODELO E TI FALO E SHOW.O COROLLA E MUITO BOM TAMBEM E O CIVIC PERA LA NE ISSO E UMA PIADA .PRA COMEÇAR EU ACHO ELE HATC NAO SEDAN E OUTRA ELE ANDA E COM CARRO 1.0 RIDICULO MUITO FRACO NAO TEM ROTAÇAO NENHUMA PARECE ATE O FOX 1.0 TCHAU FALO

  14. FERNANDO BISOTTO comentou:

    PREZADO HUDSON. A CONCESSIONÁRIA CARHOUSE DE PORTO ALEGRE OFERECEU-ME UM NOVO COROLLA XEI COM 10.000 KM DE UM CLIENTE QUE TROCARA POR UMA HILUX. NO CARRO, NA HORA DA OFERTA, HAVIA COM PARA 6 CD´S E PAGUEI POR ISTO. APÓS ME ENTREGAREM O VEÍCULO OBSERVEI QUE HAVIAM TROCADO O SOM COM CAPACIDADE PARA 1 CD, COLOCARAM ESTEPE USADO. RECLAMANDO COM A DIRETORIA DA EMPRESA ME INFORMARAM QUE EU HOUVERA COMPRADO O CARRO DE TEST DRIVE DA LOJA. SOLICITEI O DESFAZIMENTO DO NEGÓCIO, O QUE FOI NEGADO. A TOYOTA LAVOU AS MÃOS E NÃO TOMOU NENHUMA PROVIDÊNCIA, MESMO TENDO TUDO DOCUMENTADO. A PRÓPÓSITO O CARRO ESTÁ COM 20.000 KM, COM BARULHO NA CAIXA DE DIREÇÃO (DIZEM QUE É BARULHO NORMAL), ALÉM DE, O BARULHO INTERNO NO PAINEL E PORTAS, EM PISO IRREGULAR, SER INSUPORTÁVEL. NÃO COMPRE O NOVO COROLLA 2009.

  15. Marcio comentou:

    Bem vindos amigos propritarios do novo corolla ao “clube dos idiotas” e assim que esta montadora trata seus clientes. Eu assim como voces estou tendo dores de cabeça com esta montadora, tenho um corolla 2009 com 6.000km. E alem dos problemas relatados pelo amigo Hudson, tem um que me deixa mais inconformado.
    Com o veiculo ligado, parado e engatado (veiculo automatico) voce sente uma incomoda vibraçao transmitida pelo conjunto mecanico para o interior do veiculo, o que se agrava ainda mais com o ar condicionado ligado, ja levei o veiculo varias vezes a concessionaria em busca de uma soluçao e a fabrica diz se tratar de uma caracteristica do veiculo. Onde ja se viu isso chamarem um DEFEITO de CARACTERISTICA so mesmo um conjunto de imcompetentes engenheiros para darem um diagnostico destes, pois e, nos tratam como se fossemos “perfeitos idiotas”. Estarei ingressando com uma açao contra a montadora caso seja do interesse de alguem poderemos mover uma açao conjunta, estou juntando um maior numero de consumidores deste veiculo para podermos ter uma força maior, afinal eu tambem trabalho no ramo automotivo e sou formado em engenharia mecanica e se um dia eu desse um diagnostico como esse que os engenheiros da toyota me deram, eu rasgava meu diploma e limpava o……. com ele. Isso e um desrespeito com o consumidor.
    Um abraço a todos

  16. Adolfo Cruz comentou:

    Esse Hudson tem perfil de chato, engrossado pelo insistente Marcio, “Estarei ingressando com uma ação…”. Por favor meu caro, chega de gerundivo, vai estudar português e se filie ao Clube dos Chatos. Quer carro de ponta, compre Audi, BMW, Mercedes, Volvo ou, ao menos, um Toyota Camry ou uma RAV, SUV. Tem que meter a mão no bolso, meus caros. Carro médio é médio, em qualidade também. Som INFINIY, só em carrão.

  17. Julio Morais comentou:

    Essa situação do vibração transmitida pelo conjunto mecânico do Corola acontece com o meu Vectra Elite 2009/2010 com 3.000 km. Fui na concessionária e responderam o mesmo: “Característica normal do veículo”. Se assim é, brevemente trocarei de marca e modêlo! Além disto, o consumo de combustível deste Vectra é altíssimo; o melhor na estrada foi 11km/lt(gasolina aditivada e em trechos sem montanha…hi)!
    Abraço a todos!

  18. Paulo Oliveira comentou:

    O Corolla é um carro muito sujeito a defeitos e isto foi comprovado agora com o recall gigantesco nos EUA. Tive um XEi 2008/2009 com câmbio manual, adquirido no Natal de 2008, e tive problemas graves antes que o recall fosse anunciado. Por isso, troquei-o por um Civic EXS 2008 e estou muito satisfeito, e o que é mais importante, estou tranquilo. O Corolla teve falha no ABS (os pneus arrastaram), teve três cortes de força no motor durante aceleração forte (não confundir com limitação de velocidade ou de rotações do motor) e apresentou mau cheiro no sistema de ventilação a partir dos três meses de uso e 1.500 Km rodados. Este mau cheiro vem de um problema de projeto, pois a revista
    Quatro Rodas já havia feito uma reportagem sobre o problema em maio ou junho de 2006. Sobre o ABS, eu vi outro carro igual que teve o mesmo problema, só que na estrada. A concessionária constatou que o ABS desse Corolla veio mal montado da fábrica.
    Além disso, a coluna lateral larga do Corolla dificulta a visão, o espaço interno para as pernas é acanhado e os botões do volante são facilmente acionados por engano quando se buzina, tirando o rádio de sintonia ou fazendo o CD mudar de faixa.
    O consumo de combustível é similar ao do Civic. O que ocorre é que o tanque menor do veículo da Honda o faz parecer menos econômico do.
    Minha experiência diz que a Toyota tem um controle de qualidade que deixa a desejar e, mesmo assim, põe seus carros à venda como se fossem carros dos sonhos. No meu caso e no de várias outras pessoas, foi um pesadelo. Por isso, preferi perder um pouco de dinheiro a perder a tranquilidade ou mesmo a vida em um acidente.
    A Toyota examinou meu carro quanto ao mau cheiro, quando ele já havia falhado duas vezes. Disse que “estava dento da normalidade”. Ou seja, nem a fábrica sabe o que está ocorrendo.
    Nunca mais comprarei um Toyota. Há opções melhores e mais confiáveis no mercado.

  19. leo granato comentou:

    Tive um vectra elegance 2006 e tenho agora um new civic 2007. o carro é muito bonito mas sai de traseira a toa. quem não tiver braço bom roda. alem de socar a traseira como nunca, e mais … o vectra é muito mais confortável e bom de curva, porem um pouco fraco e bebe bastante.

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