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Qual é o melhor: Vectra, Civic ou Corolla?

Novo Toyota Corolla com sistema Flex

Novo Toyota Corolla com sistema Flex

Estou pensando em comprar um sedã médio. Sou dono de um Chevrolet Vectra antigo, mas acho o acesso difícil: tenho 1,85m e minha esposa sofre da coluna. Qual seria a melhor opção de motor: 2.0 ou 2.4? Por que a Chevrolet lançou o Elite 2.0? Também estava pensando num veículo econômico, mas que fosse mais valente que o meu. O que você me diz do Corolla e do Civic? Costumo usar os meus carros bastante tempo. Só usei câmbio mecânico, será que me adaptaria ao automático? Quais as vantagens e desvantagens dessa transmissão? Em ultrapassagens rápidas o bicho pega? Agora é época boa para comprar um automóvel novo ou convém esperar mais?

Cezar Buriasco

Se você for considerar só a potência do Vectra, o motor 2.4 (de 146 cv) é muito mais robusto que o 2.0 (de 121 a 128 cv). Se a questão for economia, o 2.0 leva vantagem sobre o 2.4. O Vectra Elite 2.0 (R$ 77.098) surgiu para ser uma opção mais acessível ao 2.4, dentro de versão topo de linha (que custa R$ 82.306).

Entre Vectra Flex (121 cv a 128 cv), Honda Civic Flex (140 cv) e Toyota Corolla Flex (136 cv), o Corolla é o mais econômico - a versão com motor 1.8 16V faz até 12 km/litro (com álcool) e 17 km/litro (com gasolina) na estrada, em velocidades entre 100 km/h e 120 km/h. Na cidade, também gasta pouco para a sua categoria, assim como o Civic.

Em geral, os motores com tecnologia de 16 válvulas e comando de admissão variável (o Vectra tem apenas oito válvulas e comando simples), como são os casos do Corolla e do Civic, costumam ser mais econômicos que os de oito válvulas na estrada. Além disso, rendem bem na cidade, proporcionam um melhor desempenho em alta rotações, como por exemplo em arrancadas e ultrapassagens.

Como você citou o problema de acesso, o Corolla também é a melhor opção, porque tem mais altura que o Vectra e o Civic. O sedã da Honda é o mais baixo de todos, além de ter o porta-malas bem menor que os demais (340 litros, contra 470 do Corolla e 526 do Vectra).

O Corolla atualmente é o modelo mais caro. Com câmbio mecânico, custa em torno de R$ 62 mil na versão 1.8 16V XLi, contra R$ 59.990 (preço promocional; o preço de tabela cheio é R$ 65.460) do Civic LXS 1.8 16V mecânico, e R$ 57.545 do Vectra 2.0 8V Expression. Você vai pagar um pouco a mais pelo Corolla, mas compensará no custo-benefício.

Se você gosta de guiar e de extrair um bom desempenho do carro, te aconselho a comprar um modelo com câmbio mecânico. Agora, se você for rodar muito na cidade, no anda-pára do trânsito, o câmbio automático é uma opção a ser pensada.

Os câmbios automáticos, em geral, demoram mais para responder ao comando do acelerador. Além disso, em descida de serra no lugar de reduzir as marchas te obrigam a usar sempre os freios, o que dificulta o controle do carro pelo motorista. Existem câmbios “inteligentes” com comandos eletrônicos, que executam bem essa função, mas eles são encontrados só em modelos mais sofisticados.

Quanto aos preços, aconselho você a fazer uma pesquisa nas revendas da região para ver o valor cobrado e quem oferece mais vantagens. Se ainda ficar na dúvida, peça para fazer um test-drive nos modelos pretendidos.

O momento é bom para comprar porque permite uma melhor negociação. Com os financiamentos restritos, dá para pedir um bom desconto. Acho que essa situação, favorável ao consumidor, não vai durar muito tempo, pois com os empréstimos concedidos pelo governo para o setor automotivo, a tendência é o mercado se regularizar…

Espero ter respondido a todas as suas perguntas.

Qual carro você escolheria: Vectra, Civic ou Corolla?

Comente, conte o seu caso e dê a sua opinião…

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