Blog do Ricardo Couto» Blog Archive » Como achar vazamento de água no motor do carro

Como achar vazamento de água no motor do carro

Reservatório de expansão do radiador (Foto: Ricardo Couto)

Reservatório de expansão do radiador (Foto: Ricardo Couto)

Comprei um Ford Fiesta hatch, ano 2003, faz uns 20 dias. Rodei uns 400 km. Quando estava dirigindo observei que o ponteiro do mostrador da temperatura do carro estava alto demais. Ao abrir o capô, percebi que o reservatório de expansão estava com o nível muito baixo. Coloquei quase um litro e meio de água. Chequei o carro todo e não localizei nenhum vazamento. Levei-o a uma oficina de radiador e o mecânico também não achou nada. É normal o Fiesta perder tanta água, pois meu pai tem um VW Fox e o seu nível nunca baixou?

Carlos Eugênio

Não é normal, Carlos. Um carro em bom estado de manutenção não perde água desse jeito. Antes de levar a um mecânico seria bom você observar melhor o problema para ver se localiza o ponto do vazamento. Geralmente, a perda de água se dá por causa de braçadeiras frouxas ou desgastadas, rachaduras em mangueiras, perfuração do radiador, pane na bomba d’água, ou ainda rompimento do reservatório de expansão ou má vedação de sua tampa.

Outro problema muito comum ocorre em veículos que têm sistema de ar quente. Para aquecer o interior do veículo, o equipamento (que fica embaixo do painel, atrás do console central) conta com uma serpentina, por onde circula a água do motor. Com o tempo de uso, esses tubos costumam vazar, deixando o líquido escapar por dentro do compartimento do motor ou na cabine. Mancha frequente no carpete é sinal de que há vazamento interno.

No caso do Fiesta, um dos pontos vulneráveis é o alojamento da válvula termostática (peça responsável pelo equilíbrio da temperatura e eficiência térmica do motor), que devido ao ressecamento de sua cobertura plástica ou rompimento do anel de vedação pode provocar a fuga de água.

Pode ser também que seu carro tenha sofrido um superaquecimento, que queimou a junta e causou um vazamento na junta entre o cabeçote e o bloco. Quando o motor ferve pode acontecer o rompimento dessa vedação e a água infiltrar nos cilindros ou se misturar ao óleo do motor. Os dois casos podem ser identificados pela mudança de cor nos eletrodos das velas ou no lubrificante, que fica esbranquiçado. Cuidado ao colocar água fria no motor muito aquecido, pois pode causar o empenamento do cabeçote. O nível só deve ser completado com ele bem frio.

Para fazer um teste simples, complete o nível e deixe o carro ligado (em marcha-lenta) na garagem e fique observando o motor e a temperatura. Espere a ventoinha entrar em ação algumas vezes e depois espie com atenção o chão e os pontos por onde a água possa vazar - coloque uma folha de jornal no piso para poder enxergar melhor a presença de pingos.

Só tome cuidado com o ventilador, porque ele entra em funcionamento automaticamente e pode causar ferimentos. Muita atenção também ao abrir a tampa do reservatório de expansão - espere o motor esfriar totalmente -, pois a água quente sob pressão pode espirrar e queimar as suas mãos e o rosto.

Se depois de tudo isso o vazamento não for detectado, leve o veículo a um mecânico experiente e de confiança para fazer um check-up completo no sistema de arrefecimento. E boa sorte.

Que dica você dá para resolver esse problema no carro?

Comente, conte o seu caso e dê a sua opinião…

109 comentários para “Como achar vazamento de água no motor do carro”

  1. Sandro comentou:

    Também tive problemas com o meu VW Gol. Peguei zero km em abril de 2008 e notei que baixava um centímetro de água, a partir do nível máximo, a cada 15 dias. Levei na autorizada e falaram que é “normal”. Depois percebi que escorria água da parte de cima do reservatório. Trocaram abraçadeira e não resolveu, trocaram tampa e não resolveu. Também notei que aparecem gotículas de água por dentro do reservatório, tipo aquelas que aparecem em tampas de panelas. O carro não aumenta temperatura e a ventoinha liga constantemente, é normal isso? obrigado pela atenção!

  2. admin comentou:

    Sandro, as gotas dentro do reservatório são produzidas pela água quente, que se evapora. Isso é normal. Pode ser que seu carro esteja com algum problema (pane elétrica) no sensor da ventoinha, que a faz disparar sem necessidade. Acho que você deve levar o carro a uma revenda ou oficina para verificar isso.

  3. Antonio comentou:

    O Renault Clio de minha filha, desligava no meio da rua. Foi no mecânico e nada de encontrar o problema. Sensor, ponto, aviãozinho e etc. Orçamentos astronômicos.

    Falei para minha filha trazer o carro aqui em casa, para eu ver antes de gastar dinheiro. Logo que ela chegou,abri o capô e de cara faltava água no reservatório. Comentei com ela, completei a água e sai andando por aí com o carro. Fiquei dois dias com ele, lascando a ripa. Toda vez que baixava a água eu completava. Fiz uma checagem pente fino e encontrei um vazamento daqueles do tipo “uma gota a cada cinco minutos”. Imagine no calorzão, vai sair muito mais. O local fica do lado direito do motor, junto ao bloco, acima do câmbio. Existe uma peça de plástico preto que é interligado por três mangueiras de água e a mesma tem três parafusos. Foi só dar um pequeno reaperto que liquidei o problema do vazamento de água e o desligamento súbito do motor.

    O computador do carro é perfeito: ao sentir a temperatura alta, começa a desligar o motor. Consultando o fabricante via internet, soube da existência do sensor de temperatura
    da água e da atuação preventiva do computador em não permitir a elevação da mesma, evitando estragar a junta do bloco. Não estou puxando o saco da fábrica! Comprei um Renault Clio completo pra mim.

  4. Homero comentou:

    Estou com esse mesmo problema neste exato momento. Meu Chevrolet Prisma 1.4, que tem por volta de 30 mil km rodados, apresenta vazamento e não sei mais o que fazer. Já foi trocada mangueira, feita retífica de cabeçote, troca de junta e tudo mais. Nada. Continua vazando…

  5. g.mendes comentou:

    Troquei a bomba d`agua e retifiquei o cabeçote,
    Quando eu ando muito, a luz do óleo fica piscando no painel.
    E está pingando água, quando o carro começa a esfriar, no chão a noite tem uns pingo de agua, no lado da bomba d`agua e da correia dentada.

  6. FRANKLIN comentou:

    Estou com um vasamento no meu fiesta 2000, fui o mecanico, pois o mesmo pediu que eu fose no dia seguinte, mas ele esta achando que e a vavula termostatica.

  7. denise peres comentou:

    tenho um fiesta supercharger,sempre teve a temperatura mais alta que o normal,porem começou a sumir e vazar agua por baixo no meio do carro,estou completando a agua com o motor ligado e ja fiquei na rua por causa disso,para nao deixar ele ferver,quero saber se isso é normal…e o carro simplesmente nao anda,nao tem força na subida ja levei a mecanico,trocou velas,cabos,bomba de gasolina e nada.

    Denise, tente um mecânico especializado em injeção eletrônica. Peça para ele fazer um teste com scanner pra ver por que o carro está perdendo potência. Pode ser que ele esteja precisando de uma limpeza no sistema de injeção e da equalização da vazão do combustível nos bicos injetores. Talvez seja o caso de checar o estado da sonda lambda, que faz a leitura do oxigênio e determina mistura ar/gasolina. O Fiesta 1.0 Supercharger, em geral, é um carro fraco nas arrancadas e só anda bem acima de 2.500 rpm. Portanto, na hora de sair, pise firme no acelerador. Quanto ao vazamento de água, pode ser causado por perda de líquido na bomba de água, válvula termostática, radiador, juntas ou mangueiras. A água que você vê cair no meio do carro, deve estar escorrendo do motor.

  8. Luis Armando comentou:

    Boa noite colegas.
    Quero agradecer pelas informações citadas nesta matéria, pois auxiliou e muito na reparação do defeito da minha Courier 2000. Todo dia pela manhã precisava colocar agua no reservatório e apertando umas das mangueiras do radiador com o motor frio escutei uma saida de ar, o conector de mangueira na valvula de ar quente estava quebrado e também percebi que o ar quente estava direto ligado. Ao remover esta mangueira com o bico de plastico dentro, toda a agua do radiador vazou.
    Entrei aqui e tive minhas duvidas esclarecidas de que realmente era a valvula.
    Agradeço a todos.
    Abraços.

  9. vini turella comentou:

    seu motor Super aquece.Verefique

    1º Verificar se há água no reservatório.
    2ºVerificar se não existe algum vazamento entre as tubulações.
    3ºVerificar se a válvula termostática esteja abrindo quando ocorre a troca de água.
    4°Verificar se o radiador não está furado ou entupido.
    5°Verificar se o interruptor térmico esteja funcionando e fazendo que o eletro-ventilador funcione.
    6º Verificar se o rotor da bomba da água esteja girando normalmente.
    7ºVerificar se a falta de Fluido de arrefecimento.
    8ºVerificar se a correia que liga a bomba da água esteja frouxa ou arrebentada.

    Se está avendo vazamento de Água.

    1ºVerificar se não existe algum vazamento mangueiras e abraçadeiras.
    2ºVerificar se o radiador não está furado ou entupido pelas impurezas da água.
    3º Verificar se não há vazamento na bomba da água.
    4ºVerificar se o bloco ou cabeçote não esteja trincado ou empenado.
    5ºVerificar a junta do cabeçote.

  10. Erika comentou:

    Olá. Levei meu carro, um fiesta hatch personalite ano 2005, na autorizada pra trocar o óleo. Aproveitaram e verificaram se o carro estava com algum vazamento. Acharam um vazamento na válvula termostática. Me mostraram o vazamento e é possível ver uma mancha rosa (do aditivo de arrefecimento) na peça. falaram que o vazamento é de gota em gota e que preciso trocar a válvula termostática. o carro não está com a água baixando o nível, nem super aquecendo. quero resolver esse problema, mas achei muito caro a solução, pois segundo a autorizada, só a peça sai por 500,00. gostaria de saber se é necessário mesmo trocar a peça toda - válvula termostática. e se posso ter problema ao rodar com o carro assim.
    desde já, agradeço a ajuda.

    Erika, como se trata de vazamento em gotas dá pra ir rodando com o carro. Mas atenção: ainda não é um problema grave, mas se aumentar, perder muita água e o nível do reservatório baixar rápido demais pode provocar superaquecimento ou até fundir o motor. Enquanto não conserta vai controlando o nível do líquido e completando se necessário. Fique de olho no nível e no termômetro de temperatura. Achei o orçamento exageradamente caro. Leve seu carro num mecânico de confiança para fazer uma avaliação mais isenta. Pode ser até um caso de reaperto de parafusos ou a simples troca da junta, casos em que você gastaria no máximo R$ 100. Esse líquido rosa é o aditivo presente na água que passa pelo radiador e o motor. Qualquer coisa, mande um comentário.

  11. Ênio Cordeiro comentou:

    Estou com um problema no meu Ford Fiesta hatch 2003. A temperatura do carro ao andar com ele alguns minutos sobe para o maximo. Levei e um eletricista que me fez trocar o Sensor de Temperatura “Cebolinha” e NADA. Dai ele observou que era a circulação da agua que não estava correta e mandou que eu levasse num mecanico. Levei no mecanico e ele detectou a ma circulação de agua no motor e o que ele fez: Tirou a termostatica pra que a agua circulasse. NADA! trocou a união dos mangotes… NADA. Trocou a Junta do cabeçote, pois tinha andado com ele um tempo na temperatura alta e queimou, e teve que dar um passe no cabeçote na retifica para tirar o empenozinho e NADA! Dai tive que levar em um especialista em Radiadores pra ver se era entupimento das serpentinhas ou vazamento pelo mangote. O rapaz varetou todo o sistema de circulação da agua pra ver se tinha entupimento e NADA! Trocou a tampa do reservatorio de Agua do radiador e NADA!
    O que faço pra sair desse NADA…???

    OBS: O mecanico sempre da um jeito de deixar a agua circulando normalmente, mas por um periodo curto de dois dias, depois volta ao superaquecimento. Ja duas vezes que ele me entrega o carro aparentemente bom, mais quando é de repente a temperatura sobe. O QUE FAZER???

    Ênio, é difícil te dar alguma orientação sem saber outros detalhes. Uma pergunta: quando o carro superaquece, você nota que a água baixou no radiador? Se tiver baixado é porque pode ser um vazamento. Agora, se ela não baixa, pode ser algum problema interno no motor… Tem casos de vazamento que só correm quando o motor aquece e a temperatura atinge o nível entre 80 e 90 graus. Isso acontece geralmente quando há rachadura em mangueira por baixo de abraçadeira. Com a água mais aquecida há um aumento na pressão no sistema de refrigeração e o líquido espirra pra fora. Você tem certeza que a nova cebolinha está funcionando direito? Já testou? Realmente, não é um caso muito normal. Se algum mecânico souber de alguma dica, por favor faça um comentário a respeito.

  12. Juliana comentou:

    tenho um golf 2001 e de uns meses pra cá ele vem baixando muito a água! Não encontrei nenhum vazamento e mesmo parado uma semana inteira na garagem a água baixa! Os mecanicos falam que pode ser cabeçote, e cada um tem uma teoria (nada barata) pra acabar com esse problema. Me ajude por favor…

    Juliana, cabeçote pode ser uma das causas sim. E o conserto é meio caro. Quando o cabeçote empena por superaquecimento do motor, a água pode vazar para fora na junta que fica entre ele e o bloco do motor. Se for um vazamento pequeno, você nem vai perceber. Como o motor está quente, ela logo evapora. Pode acontecer também de a água infiltrar para dentro do cárter. Nesse caso, o óleo fica com uma cor leitosa. Aconselho a levar o seu carro em um mecânico especializado de confiança (procure algumas indicações com amigos) e evitar curiosos, que só vão fazer você gastar mais dinheiro.

  13. Lamartine comentou:

    tenho um fox 2005,quando eu ligo ele pela manhã o ventilador dispara,mesmo com o motor frio.é normal?

    Não é normal o ventilador ligar com o motor frio, logo de manhã. Ele deve estar com algum problema na “cebolinha” (termostato) do radiador. Leve a um auto-elétrico e peça para fazer um teste.

  14. Paulo André comentou:

    Boa Tarde !
    Tenho uma palio 2002 fire. ontem ele acendeu a luz da temperatura e logo depois desligou. continuei andando e qdo parei, fui checar, ele estava fazendo um barulho (como se o motor tivesse batendo). chequei a agua e estava normal, desliguei e puxei a vareta do oleo e saiu uma fumaça, o que seria isso???? Depois esperei esfriar e levei pra casa… normal…. hoje fui conferir novamente agua e oleo e o oleo estava normal. só que eu enchia de agua o reservatorio e ele vazava por tras do motor (quase a agua toda)… mais ou menos abaixo do cabo de vela… não consegui ver de onde vinha o vazamento… Qual a melhor solução pra esse problema???

    Aconselho a você a levar logo o seu carro em um mecânico de confiança para checar de onde vem o vazamento e fazer o reparo urgente. Não é normal a perda de água no reservatório. Se o nível baixar muito, o radiador poderá ferver ou até fundir o motor. A fumaça que saiu do óleo pode ser porque o motor está aquecendo acima do normal.

  15. Francisco wilton comentou:

    Meu caro , tenho um corsa ano 99/00 e em janeiro dei uma batida frontal num portão. não foi muito forte, e depois de algum tempo apareceu um vazamento. um mecânico olhou e disse que tinha que trocar o radiador, pois estava trincado. como eu não tinha recursos na época, mandei que ele fizesse uma gambiarra, pondo durepoxi. parou o vazamento e receoso fiquei andando menos no carro. Portanto, essa semana saí nele apressado e não verifiquei o nível de agua. no caminho ele acendeu a luz que marca a temperatura e parou. tentei de novo, ele andou mais e depois parou total. quando estacionei, percebi que a agua escorria embaixo e daí ele não funcionou mais. FOI REBOCADO. Voce acha que o problema é no radiador, bomba da agua e que agora pode ter fundido o motor por conta de ter continuado andando? E agua de torneira prejudica o sistema de arrefecimento? Tenho medo de levar numa oficina e ser lesado. Quanto acha que custará esses problemas?

    Francisco, você tem que levar o seu carro num mecânico de confiança para fazer uma inspeção, para saber quais foram os danos reais ao motor. Pelo que você falou, o radiador deve ter sido a causa do problema. Deve ter havido um superaquecimento do motor e quando isso acontece pode ocorrer o empenamento do cabeçote. Você falou que o motor apagou e não pegou mais. Pode ser que o motor tenha travado. Se foi isso o que aconteceu, você terá de fazer uma retífica e esse serviço costuma ser caro.

  16. Ponciano F. Rabello comentou:

    OI… Ótima abordagem de matéria, pois estou com um problemação no meu bem cuidado VW Bora 2001 com cerca de 70 mil rodados. A cada (+ ou - ) 230 km rodados abaixa cerca de 01 litro de água. O carro não chega a esquentar devido ao ótimo aviso de falta de água que aparece no painél, além do aviso sonoro.
    Eu mesmo tentei achar vazamentos e nada.
    Levei num mecânico, que também não achou vazamento, mas disse que poderia ser entrada de ar no sistema. Será que outros casos descritos podem ser aplicados aqui: Junta cabeçote, válvula, etc.?

    Esse consumo de água não é normal. O jeito é continuar observando o carro para ver se localiza esse vazamento. Tente levar a outro mecânico especializado e de confiança para ouvir a opinião dele.

  17. Carlos Renier de Oliveira comentou:

    boa tarde,

    tenho o palio fire 2003. hoje percebi que reservatorio de agua estava vazando por cima, proximo a tampa. arrochei e fiquei observando o carro. o curioso e que fui ate o painel e ate agora não sei aonde e que fica a luz de temperatura. gostaria de saber se esta luz só vai acender quando não tiver mais jeito.

    Seria bom você levar o carro ao auto-elétrico e fazer um teste na ventoinha (ventilador elétrico do radiador), na cebolinha (sensor de temperatura que aciona a ventoinha), e também na luz de alerta do painel para ver se estão funcionando corretamente. Essa luz só acende quando o motor atinge temperatura muito alta. Ela avisa antecipadamente que o motor está prestes a superaquecer. Se você deixar seu carro funcionando muito tempo em marcha-lenta, a ventoinha deve entrar automaticamente em ação (evite se aproximar muito do ventilador para não sofrer ferimentos). Caso contrário, está com problema.

  18. Yuri comentou:

    Ola, Sou novo por aqui.

    Estou com um problema, que rezo para que nao seja nada grave. eu tenho um UNO 99. um certo dia estava indo trabalhar e pedi para o frentista do posto verificar a agua. quando ele abasteceu o cilindro do GNV, eu liguei o carro, e ele encheu o reservatorio de agua e fechou o capô. fui para o trabalho, quando começou a fazer um barulho estranho no motor, parecendo que ele tava batendo ou um ar vazando, dependendo da aceleraçao. em rotação baixa nao faz barulho. eu fiquei desesperado e parei logo o carro. quando abri o capo, reparei que a tampa do reservatorio da agua estava em cima do estepe, e o reservatorio aberto. fechei logo que cheguei no trabalho. Ate hoje nao parou o barulho. O que pode ser?

    Yuri, é difícil fazer um diagnóstico sem ver o carro ou fazer um teste. Acho que você deve checar primeiro o funcionamento do reservatório, para ver se está tudo OK. Veja se a tampa do reservatório está rachada. Ela é de plástico e com o uso resseca e racha, fazendo escapar vapor quente e até a água. Verifique diariamente, após voltar do trabalho, o nível da água, para ver se ela está baixando, o que acusaria que há vazamentos no sistema. Se o barulho persistir, leve o carro ao mecânico para fazer uma inspeção mais rigorosa e descobrir o problema.

  19. lilia comentou:

    Tenho um corsa 99/2000 e o motor sofreu um superaquecimento pois andou cerca de 40 minutos sem água no reservatório. Desde então, toda vez que coloco a agua (de torneira) no reservatório, pois o mecanico disse que não tem problema, ela visivelmente não vaza, mas depois de 3 ou 4 quarteirões ele começa a feder a óleo e a agua some, evapora… Sei lá. Por favor, o que pode ser, vou levar segunda, dia 11, para a oficina e não quero parecer leiga para não ser enganada, responde logo? Muito obrigada.

    Lilian, pelo que você está falando, o seu carro superaqueceu e deve ter queimado a junta que separa o cabeçote e o bloco do motor. Quando essa junta queima, ela permite que a água que circula e refrigera internamente o bloco, entre para dentro do cárter, que é o reservatório de óleo do motor. Para confirmar se é isso que está acontecendo, abra o bocal onde se coloca o óleo, na parte de cima do motor, ou retire a vareta de medição para ver a coloração do lubrificante. Se o óleo estiver com uma cor esbranquiçada, meio parecido com leite condensado, é porque a água infiltrou no óleo. E isso não pode ocorrer em hipótese alguma, sob pena de você fundir o motor. O mais provável é que a junta tenha se rompido, ou melhor, queimado, o que é muito comum nesses casos.

  20. lilia comentou:

    Olá Ricardo esse blog é maravilhoso e esclarecedor. Me tira mais uma dúvida? O motor superaqueceu pois meu esposo colocou agua no reservatorio e não tampou, andamos em média 40 minutos o carro parecia querer estancar começou a fumaçar mais teimamos e voltamos para casa e só aí percebemos o cais , oa agua vasou esparramou e desde então qdo ponho água ela vaza instantaneamente e de uma só vez por baixo de algo que parece um mangueira grossa com abraçadeira. É possivel ser só uma fissura nessas tubulações ? Um mecanico teria que verificar tudo tipo radiador , bombadaagua, junta do cabeçote. O que digo para ele para não parecer ignorante e ser lesada. SOU DE Fortaleza no Ceara

  21. Luciana comentou:

    Olá, meu nome é Luciana e estou desesperada, estou quase dando o carro de presente, pois não sei mais o que fazer.
    Tenho um Marea 2000 que deu problema em plena viajem de superaquecimento. Tive que mandar fazer o motor novamente e trocar algumas peças, pois andei alguns quilometros com o carro super aquecido (estava na fernão dias com 2 crianças a noite - não ia parar em algum lugar que não fosse seguro - andei até o carro parar sozinho e nem mais ligava, mas graças a deus estava em um lugar muito seguro). Depois do motor todo pronto, apos 1 mes começou a dar problema novamente de superaquecimento. Ja foi trocado de tudo… Toda vez que ligo o carro, acabo colocando quase 2 litros de agua no reservatório. Verifiquei ultimamente que essa agua esta indo para todo o assoalho do lado do motorista e atras do mesmo lado. Ja foi verificado todas as mangueiras, junções, etc…
    Pergunta? Existe alguma tubulaçao de agua que passa embaixo do assoalho? Só pode ser ela que esta danificada, mas queria saber se essa minha teoria existe, para não passar nenhum mico novamente no mecânico. Fico no aguardo.

    Existe sim, Luciana. Em carros de luxo, com ar-condicionado, em geral há uma serpentina com tubos e conexões atrás do console central, embaixo do painel. Esse sistema utiliza a água quente que circula no motor para fazer o aquecimento na cabine. Com o tempo de uso, os canos enferrujam e costumam apresentar vazamentos internos. A gente não vê e só percebe quando o carpete fica molhado. Leve o seu carro a uma oficina especializada em sistemas de ar-condicionado para fazer um check-up mais apurado.

  22. ANTONIO MARIO comentou:

    OLÁ MEU NOME É ANTONIO MARIO, MORO EM PETROLINA-PE. COMPREI MEU FIESTA 2003, HÁ 30DIAS, E ONTEM EU ESTAVA CHEGANDO EM CASA COM O CARRO E A LUZ DE TEMPERATURA ACENDEU,DESLIGUEI O VEÍCULO, E PERCEBI UM VAZAMENTO DE AGUA COM UM CHIADO MUITO FORTE.ABRI O CAPÔ E PERCEBI QUE NÃO ERA NO RESERVATÓRIO E NEM NO RADIADOR,POIS VINHA DE UM LADO DE DIFICIL ACESSO, MAIS OU MENOS POR TRAS DO MOTOR NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR SE ERA NO MANGOTE OU ONDE ERA. O QUE FAÇO??

    Leve seu carro urgentemente a um mecânico, para localizar o vazamento e fazer os reparos necessários. Consertos de defeitos como esse não devem ser adiados, pois podem provocar superaquecimento e até fundir o motor.

  23. michel silva comentou:

    Estou com problemas no meu fox 2006. Quando ando nele e ele está frio, fica uma beleza. Depois que esquenta bem a luz do óleo começa a piscar e acender. Quando fica em marcha lenta e acelero ela apaga. O que pode ser? Estou pensando em jogar um produto que me falaram que limpa o motor por dentro antes de trocar o oleo. O que vc me diz disto… Seria o correto? O produto é o frushing da bardhal…

    Acho que você deveria testar a cebolinha do óleo num auto-elétrico e, se estiver com defeito, trocá-la. Os mecânicos mais conscientes (e os fabricantes de veículos) não recomendam colocar outros produtos no motor a não ser o próprio lubrificante.

  24. carlos adriano comentou:

    me ajude por favor !!!!!!!!!

    Tenho um astra 2.0 16v ano 2000.
    ———————————
    De uns tempos para cá, ele vem superaquecendo. Já tirei a válvula termostática, coloquei um “gatilho” para andar com a ventoinha ligada. Ainda assim, ele está com a temperatura oscilando para cima, a ponto de superaquecer. A água do reservatório baixa constantemente! Suspeita-se de que seja alguns relês queimados. Até mesmo a “bendita” junta do cabeçote. Enfim, me dê um diagnóstico de que realmente seja, por favor me ajudem!!!! É caro um conserto deste tipo ?

    Carlos, se o nível do reservatório de água está baixando é porque há algum tipo de vazamento no motor. Pode ser a junta do cabeçote queimada, rachadura em mangueiras, radiador furado, válvula termostática travada ou vazando, bomba de água com vazamento, enfim qualquer componente por onde circula água no sistema de refrigeração. O valor do conserto vai variar com o local e a peça a ser trocada.

  25. CLEBERSON WEBER comentou:

    BOA NOITE
    TIVE UM PROBLEMA COM MEU FIESTA SEDAN 1.6 FLEX 2005. ACENDEU A LUZ DA TEMPERATURA, DESLIGUEI O MOTOR E CHAMEI UM MECANICO. ELE VERIFICOU AS MANGUEIRAS E DISSE QUE NAO ESTAVA CIRCULANDO ÁGUA E QUE ERA A VALVULA TERMOSTÁTICA. TUDO BEM, TROCOU A PEÇA, MONTOU TUDO. A LUZ DA TEMPERATURA AINDA ACENDIA. AI, PASSOU O SCANNER E ERA O SENSOR DE TEMPERATURA. SERÁ QUE PODE TER SIDO O SENSOR QUE DEU PROBLEMA E ELE ACHOU QUE ERA A VALVULA OU NÃO TEM NADA A VER ISSO?

    Cleberson, a válvula termostática, a ventoinha elétrica, o sensor de temperatura e a luz de alerta funcionam em conjunto. Quando o sistema de refrigeração apresenta algum defeito, nem sempre é fácil descobrir de cara onde está o problema. Às vezes, o mecânico vai por eliminação, trocando os itens que acha que estão dando pane até o motor funcionar dentro da temperatura adequada. Pode ser que o problema realmente estivesse nesses dois componentes. Quando a água não circula no radiador, a origem costuma ser a válvula termostática.

  26. Vinicius comentou:

    Tenho um Fiat Palio 09/10 Economy, está com 2.500 km e a agua do reservatório baixou do maximo para o minimo, é normal ? Utilizo ele com ar condicionado ligado e minha região é muito quente.

    Vinicius, não é normal. Fique atento, verifique e complete o nível de água a cada abastecimento. Cheque os componentes do motor e do reservatório para ver se encontra algum tipo de vazamento.

  27. carlos comentou:

    gostaria de saber qual o nome da peça que recebe a mangueira de agua do resevatorio no motor do ford fiesta 2005/2006.
    obs.: peça de aluminio.

    Não sei te dizer o nome técnico dado pela Ford a essa peça. Com certeza ela abriga a válvula termostática, que regula o fluxo de água dentro do bloco do motor. Se você ligar para uma revenda da marca, eles vão te informar.

  28. Jurandi comentou:

    o ventilador do carro não dispara qual a causa? já troquei o sensor de temperatura e nada.

    Jurandi, leve o carro ao auto-elétrico e faça uma inspeção rigorosa de todo o sistema. Teste novamente a cebolinha (sensor que aciona o ventoinha), depois o ventilador, para ver se não está “queimado”, e a fiação elétrica, pois pode haver mau-contato ou algum fio rompido.

  29. Alex comentou:

    Boa tarde.
    tenho um escort 16v zetec completo e esta apresentando vazamentos internos. levei no meu mecânico e o mesmo relatou que é do sistema do ar condicionado. só que meu reservatório de água está abaixando muito e aquecendo demais. todos os dias tenho que enxugar o carpete do carro. só que o mecânico falou para consertar o defeito. o vazamento deve ter interrompido a tubulação do sistema de aquecimento de água. É isto mesmo que deve fazer? se não for o que devo fazer e o valor do conserto? qual é a media de preço deste reparo?
    Por favor, me ajude, pois estou para levar o carro no meu mecânico amanhã (03.03.10) para conserto e não gostaria de ser passado para trás.

    Alex, o diagnóstico de seu mecânico está correto. Deve ser a tubulação do aquecimento do ar (que usa a água quente do motor), que pode estar furada ou enferrujada, provocando o vazamento. Não sei quanto custará o conserto. O correto é você orçamentos em várias oficinas antes de fazer o reparo.

  30. fagundes comentou:

    tenho um escort hobby e quando ando com ele cinco quilometros, a temperatura aumenta, o motor perde rotaçao e começa fazer blo,blo,blo… enquanto o motor esta frio anda, esquentou nao anda. e com o motor aquecido, aí vc desliga e dá a partida, demora para o motor pegar. ja troquei velas, bomba de combustivel, rotor, tampa de distribuidor, limpeza no carburador e nada. o que pode ser?

    Pelo o que você relatou pode ser algum defeito no sistema de alimentação ou de ignição. Esses sintomas são típicos de cabos de velas, bomba de combustível ou de bobina. Mas nunca dá pra afirmar com exatidão. Só mesmo depois de alguns testes. Leve seu carro num mecânico. Se não resolver, leve num auto-elétrico.

  31. fagundes comentou:

    boa tarde amigo,ja nao sei mais o que fazer,fiz teste com outra bobina,com cabos,econtinua a mesma,coisa,,e uma pergunta,sera que bomba daagua com defeito,apresenta estes defeitos no carro,antes com o ex dono, a bomba deu problema,rodando com o carro na castelo branco,foi trocado so o reservatorio,ferveu mas nao tem sinal que empenou o cabeçote,porque o oleo esta normal,obrigado aguardo respostas

  32. Daniel Carrijo comentou:

    Eu tenho um corsa 96 e ele alem de está com a temperatura sempre alta está baixando muita agua,essa semana eu troquei a bomba dagua ea correia dentada…
    o carro parou de vazar agua no chao mas o nivel está baixando ainda…olhei o motor e tem uma borra esbranquiçada na onde coloca o Oleo pode ser a Junta q queimou?e mais ou menos quanto eu gasto nisso!

    Daniel, pelo o que você está relatando, o motor de seu carro está com vazamento de água. Ele pode se dar em vários componentes. Em alguns casos, o vazamento só ocorre quando o veículo roda, quando o carro está sendo mais solicitado e o sistema de refrigeração está sob alta pressão. Quando o bloco queima a junta de cabeçote podem acontecer duas coisas: a água pode vazar para fora ou para dentro do motor. Há casos em que a água infiltra pela junta queimada e entra no cárter, contaminando o óleo, que fica com uma cor esbranquiçada. Te aconselho a levantar vários orçamentos e fazer o serviço em oficina de confiança. Se o cabeçote empenou, será preciso dar um passe de retífica para aplainá-lo. O valor do conserto varia de um local para outro.

  33. Monique comentou:

    Boa tarde, tenho um clio 2001 e do nada a temperatura subiu numa sexta feira. logo que percebi, passei num posto de gasolina e o frentista me avisou que era preciso colocar urgente fluido e agua especial no radiador. ai comprei tudo na mesma hora.

    Nao andei com o carro alguns dias. no domingo rodei uns 10 km e percebi que a temperatura estava subindo novamente. na volta para casa passei numa oficina. o mecanico disse que o problema era um vazamento na bomba de agua e que iria custar R$ 200 uma bomba nova e mais R$ 120 a mao de obra. Ou seja, R$ 320 no total. voce sabe me informar se o valor é esse mesmo? achei caro. Porem, voltei para casa e fui hoje em outra oficina. antes de sair de casa coloquei muita agua, pois o reservatorio estava vazio novamente. cheguei la, a agua nao havia baixado. Agora me ligaram dizendo que o carro nao tem vazamento nem nada. IMPOSSIVEL, eu ainda expliquei tudo o que havia acontecido. nao tem como nao ter nada no carro, ate um barulho diferente ele tinha quando andava. e o primeiro mecanico havia dito que poderia ser da bomba, porque a corrente estava fazendo o barulho. e tambem tem uma luz acesa que nao sei do que é, mas ele disse que tinha que fazer a injecao eletronica. Voce tem ideia do que seja? e o segundo mecanico deve ter errado nao acha? se tinha vazamento ele nao iria parar do nada. aguardo retorno com urgencia. Mt obrigada desde ja.

    Se o seu carro perdeu muito líquido, o correto é colocar agua com aditivo especial no reservatório do radiador. Esse aditivo serve para baixar o ponto de fervura da água e evitar a formação de ferrugem dentro do sistema de refrigeração. Enquanto não resolve o problema do vazamento, você pode usar apenas água.
    Nem sempre, o vazamento é fácil de ser localizado. Ele pode ocorrer em vários componentes, além de mangueiras e bomba d’água. É difícil dar um diagnóstico sem ter acompanhado o problema ou verificado a mecânica do veículo. Continue observando o ponteiro de temperatura e os pingos de água na sua garagem. Complete a água com o motor frio, logo de manhã, antes de sair de casa. Nunca coloque água fria com o motor quente, já após algum tempo de funcionamento. Espere ele esfriar antes de fazer isso.
    Acho que o primeiro mecânico pode ter dado uma pista importante. O ruído que você falou pode ter sido causado pela correia, que estaria chiando (derrapando) devido a um eventual travamento da polia da bomba d’água, que deve estar com a bucha danificada. Quanto ao segundo, não há relação entre vazamento e injeção eletrônica.
    Procure sempre um mecânico experiente. Não confie seu carro a qualquer pessoa. Antes de ir a uma oficina, peça indicações aos amigos. Mecânico é como médico, você só deve ir naquele que tem certeza que vai resolver o seu problema. E lembre-se: antes de executar qualquer serviço, faça o orçamento da peça em uma revenda da marca e consulte outros profissionais, para ver se não está sendo enganada.

  34. Reinaldo Almeida comentou:

    Tenho uma fiesta sedan supercharge 2004/2005. tenho percebido que o veículo está baixando muito rápido o óleo do motor. Realizei a troca, rodei 1.500 km e quando olhei o nível estava abaixo do mínimo. Necessito de esclarecimento, no aguardo.

    Reinaldo, não é normal esse consumo de óleo. O aceitável é um litro a cada 1.000 km, no máximo, de acordo com os fabricantes de veículos. Você precisa levar seu carro ao mecânico para testar a compressão dos cilindros. Pode ser que algum anel tenha se partido e o carro está queimando óleo. Examine a ponteira do escapamento para ver se está molhada com lubrificante ou se o escape solta fumaça cinza quando você dá uma acelerada repentina.

  35. Crsitina Sousa comentou:

    Boa tarde. Tenho um mazda 323 há 12 anos. Faz alguns dias começou a fazer fumaça e a cheirar a queimado, mas o nível da agua e do óleo estava normal. Levei a um mecânico, que disse que o filtro de óleo estava amassado e por isso o substituiu. Trouxe o carro para casa e verifiquei que o mesmo continuava com fumaça e cheirando a queimado.
    Levei o carro a outra oficina e o mecânico disse que havia uma fuga de óleo por causa de uma tampa que faltava. Falou que ia substituir a peça, mas que estava a espera da dita tampa.
    O carro ficou na oficina e hoje estaria pronto. Entretanto, hoje de manha, o mecânico ligou-me e disse que lavou o motor e que o carro estava perdendo muita água porque furou uma das tampas do bloco e que a tinha de substituir. Só que afirmou que levava 5 horas de trabalho. Alem disso outras poderiam estar furadas. Para verificar, relatou, teria que desmontar o motor, o que era muito caro e que não valia a pena. Me avisou que podia substituir agora esta e depois aparecer outra furada. Acho tudo muito estranho. Por favor, esclareça-me. Obrigada desde já.

    Cristina, pelo o que você relatou, o primeiro problema deve ter sido causado pelo vazamento de óleo do filtro ou de outra peça. O óleo pode ter entrado em contato com o motor ou o cano de escapamento, que aquecidos, produziram o cheiro de queimado e fumaça. O segundo defeito, pelo o que eu entendi, é um vazamento de água que está ocorrendo no que acredito ser o selo (uma tampa metálica de vedação) do motor. Existem várias dessas tampas na parte de trás do bloco. Essas aberturas são feitas por máquinas (do tipo tornos mecânicos), quando o motor é produzido. Resumindo, elas furam as partes externa e interna do bloco, para que posteriormente sejam instaladas outras peças. Depois, esse buracos são vedados com essas tampas. Como são de metal, elas costumam corroer (e até furar) por causa da ferrugem gerada pela água que circula dentro do motor - por isso, a importância de usar aditivo anticorrosivo no reservatório do radiador. Nos carros em que há um grande espaço entre o bloco e a carroceria, dá pra fazer o serviço sem retirar o motor. Em alguns casos, o motor tem que ser completamente removido. A peça é bem barata, mas a mão de obra acaba ficando cara por causa da complexidade do serviço.

  36. francisco comentou:

    Boa tarde,

    Tenho um ford fiesta sedan street 2002. Aconteceu que uma das mangueiras que sai do reservatorio de agua e encaixa no motor se rompeu. Digo, rompeu o engate que se encaixa no motor (tipo parafuso) e toda agua descia por ali. Levei num mecanico, que conseguiu na retifica aproveitar esse parafuso. Tudo bem, o carro nao mais aqueceu. Depois de tres meses, vejo que o carro apresenta novo problema nesse sistema. Quando saí hoje, percebi que a temperatura tava subindo fora do normal. Observei que somente quando o carro ta ligado acontece um vazamento, que ao olhar a poça que se forma no chão, vem do motor. Gostaria de uma orientação.
    obrigado

    O vazamento pode ter inúmeras causas. Em geral, quando o carro perde água só com o motor ligado e aquecido, é que há algum pequeno orifício ou pequena rachadura de mangueira, que resseca com o tempo. Ela, às vezes, costuma apresentar corte embaixo da braçadeira. Mas só mesmo analisando o carro de perto para poder falar alguma coisa. Em geral, o vazamento não é detectável de imediato, exigindo muita observação do veículo. Os pingos no chão da garagem indicam que ele existe, mas não apontam a sua origem. A água pode escorrer por outras peças e cair em pontos distantes, falseando o diagnóstico. Leve seu carro a um mecânico de confiança para fazer uma revisão no sistema de refrigeração e descobrir a origem do vazamento. Se o motor perder muita água, pode até fundir.

  37. wellington comentou:

    tenho escort 16v zetec completo, 2000/2001. o reservatorio de agua do radiador esta baixando muito rapido. o que fazer?

    Leve seu carro rapidamente a um mecânico de confiança para fazer uma revisão no sistema de refrigeração e descobrir a origem do vazamento. Ela pode ocorrer por inúmeros motivos. A causa nem sempre é identificada imediatamente. Cuidado, se o motor perder muita água, pode até fundir.

  38. walter matoso comentou:

    tenho um ford fiesta 2001 zetec rocam. ele apresenta o seguinte problema: quando ligo o motor a ventoinha eh acionada. nao apresenta nenhum vazamento. isso começou logo apos a troca do silencioso. esse isso tem alguma relação?

    Não tem relação. O problema deve estar em algum curto-circuito na cebolinha (termostato), que controla a ventoinha e dispara ao ligar a chave de ignição. Leve seu carro ao auto-elétrico para fazer um teste no sistema.

  39. claudia comentou:

    Boa noite. Tenho um fiesta supercharger 2003 com quase 100.000 km. ele era perfeitinho, há uns 5 meses, começou a apagar do nada, foi consertado. depois trocamos a embreagem e a válvula do combustível. ai o carro perdeu a potência, de 1.0 passou para 0,5. horrível em subida. as vezes nem na segunda rola. algumas idas aos mecanicos e o diagnóstico é de que o motor esta com uma folga de 60%. aconselharam fazer uma retífica ou trocar o motor. não sei se tem a ver, mas quando peguei esse carro com seus 60 mil km, na primeira ida ao posto descobri que o mesmo estava zerado de óleo. acho que o dono anterior não fazia as verificações necessárias. um mecanico também argumentou que não é muito bom andar sempre com o combustível na reserva, isso prejudica em algo? retífica de motor é válida? confiável? meu carrinho vai voltar a ter um bom desempenho? ah, sem esquecer, ele ta bebendo óleo como doido, a água precisa ser preeenchida quase diariamente e o ventilador tem ligado bastante também… sera que ele ainda tem solução?

    Pelo que você contou, estaria na hora de fazer uma retífica no motor. É um procedimento comum em carros usados. Com ela, você vai resolver os principais problemas do motor. Procure a indicação de uma retífica confiável, onde possa fazer o serviço com segurança e garantia. Faça três orçamentos em estabelecimentos diferentes para ter uma base de preço. Não faça o serviço à base troca. O reparo tem que ser feito em seu próprio motor. Para você ter uma ideia, um motor novo, zero km, sem uso, sai em torno de R$ 5.000 no mercado de reposição. Rodar com o combustível na reserva não é aconselhável porque pode danificar a bomba. Essa peça é refrigerada pelo próprio combustível.

  40. umar comentou:

    Bom dia,

    Vou relatar minha historia:

    - pajero full diesel 3 portas 2010/2010, zero km.
    - superaquecimento no quarto dia de uso (200km), andei 15 minutos na cidade, ponteiro subiu e encostou no inico da zona vermelha do marcador de temperatura;
    - trocada valvula termostatica, fizeram um teste andando 200 km e o carro nao superaqueceu mais;
    - apos 3 dias, andei 5 minutos na cidade, ocorreu saida de vapor intenso pelo escapamento, comuniquei a concessionaria, a qual disse que isso era normal em dias frios; no mesmo dia, ocorreu superaquecimento do motor novamente, andei 15 minutos na cidade, ponteiro subiu ate 3/4 do total;
    - detectaram junta do cabecote queimada e nivel do liquido de arrefecimento baixo;

    Duvidas:

    - o que deve ser feito para que meu carro fique 100% bom, alem da troca da junta do cabecote? (pode haver sequelas que soh o tempo mostrara?);
    - tenho direito ao meu dinheiro de volta ou troca por um carro novo?

    Agradeco desde ja,

    Aquele vapor que saiu do escapamento do seu veículo provavelmente foi provocado pela junta queimada, que permitiu a entrada de água dentro da câmara de combustão. Quando a junta queima, além da troca da mesma, é necessário fazer um passe de retífica no cabeçote do motor, para deixá-lo bem plano e permitir posteriormente uma boa vedação. Em geral, quando há superaquecimento, o cabeçote sofre um pequeno empenamento.

    O conserto altera as características originais do motor e nem sempre a gente encontra um bom profissional que faça o serviço corretamente.

    Acho que você deveria pedir a troca do motor ou a troca do veículo por um zero km. Isso está previsto na lei de Defesa do Consumidor. Procure o Procon de sua cidade ou entre com uma ação contra a fábrica através de um advogado. É um processo meio desgastante e burocrático, mas vale a pena.

  41. Cesar comentou:

    Ontem circulei com meu palio 2000 gnv e percebi pelo painel que ele super aqueceu, parei no acostamento e esperei esfriar, coloquei mais agua no reservatorio do radiador e voltei para casa com o carro aquecendo e eu parando a cada vez que o ponteiro chegava no vermelho. Hoje de manha demorou muito para conseguir ligar o carro, coloquei ele para funcionar na garagem e percebi que ele continuava a esquentar, a ventuinha do radiador ligava e a agua no reservatorio continuava fria e as mangueiras que saem do reservatorio estavam quentes. O que pode estar acontecendo?

    Pelo o que você falou, pode ser a válvula termostática que travou. Leve a um mecânico para fazer um teste no sistema.

  42. jose marcio comentou:

    Tenho um fiesta 2004. ele está com 134.000 km rodados. meu pai me deu o carro, mas ele não fazia as revisões periodicas. só consertava o carro quando quebrava. o motor se encontra engasgando. isso ocorre as vezes na troca de marchas, em baixa rotação. é como se algo estivesse entupido. quando pego engarrafamento, piora e fica quase morrendo. tenho que pisar fundo no acelerador para o carro não morrer. depois de andar muito com o carro, sinto cheiro de algo queimado perto do motor. mas agora meu carro não está disparando e a temperatura não sobe ?

    É difícil dar um diagnóstico, com tantos problemas ocorrendo ao mesmo tempo. A causa de todos esses sintomas pode estar na falta de manutenção. Está na hora de levar o carro a um mecânico para fazer uma revisão geral. Comece trocando o óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, velas de ignição, líquido e aditivo do radiador. Peça também para o mecânico fazer um teste com scanner no sistema eletro-eletrônico e de ignição. Pode ser que está na hora de fazer uma limpeza no sistema de injeção…

  43. Michel comentou:

    tenho um escort sw ano 98, completo. Estava viajando com ele e dormi ao volante. aí saí da pista e bati de leve em uma árvore. Quebrou para-choque e entortou um pouco o capô. olhei o motor estava intacto. Aí fui tentar sair com ele e patinava, pois estava encalhado na terra.
    Entao puxamos com um trator até a estrada, liguei e funcionou normal. Andei uns 7 km e ele se desligou e não ligou mais. Eu giro a chave e fica naquele nhenhenhe e nao pega. Ele manda energia pras velas e bombeia gasolina, mas nemhum pistão funciona, como se o motor nao tivesse pressão. O que pode ser? Eu não sei se superaqueceu o motor pq era de madrugada (frio). Mas não havia sinal de fumaça no motor ou cheiro de queimado. O que poderá ser?

    Michel, alguns modelos da Ford são equipados com sensor de colisão, que desligam a parte elétrica (provavelmente de ignição) quando o carro bate. Acho que pode ser esse o caso do seu Escort SW. Dê uma olhada no manual do veículo para ver como reativar o sistema.

  44. Michel comentou:

    esqueci de dizer, quando ele parou, fui olhar o reservatório de água e estava vazio, aí vi que tinha quebrado o radiador na batida e escorreu toda água.

  45. Diogo Rengel comentou:

    Bom dia

    Tenho um Nissan Sentra 1994 e sofri uma colisão há alguns meses. O problema é que o radiador foi apenas remendado e o carro apresenta consumo algo excessivo de fluido (preciso repor a cada 100km) e começa a pingar na região frontal quando uso o ar quente.

    O carro não superaqueceu, o marcador de temperatura trtabalha normalmente, não apresenta problema no lubrificante e o carpete não está úmido.

    Fui numa loja de radiadores e os mecanicos apontaram problema na caixa superior do radiador. A minha dúvida é se tenho problema só nesta região ou pode haver mais problemas no sistema de radiador do meu carro. Grato pela ajuda.

  46. lilia comentou:

    Por favor me oriente com esse problema no meu corsa 2000. Ele está com problema na caixa de marcha, quando vou engatar principalmente a 1ª e 3ª marcha, ela arranha e dá trabalho. é como se emperrasse. Temo levar numa oficina e ser enganada indo totalmente leiga.

    Lilia, pelo o que você está descrevendo, pode ser os anéis de sincronização da 1ª e da 3ª, que estão gastos e dificultam o engate. Nesse caso, haveria necessidade de abrir a caixa de câmbio. O gasto é maior com a mão de obra do que com as peças. Disco de embreagem vencido e cabo de embreagem desgastado também dificultam o engate, mas nesse caso você teria dificuldade em todas as marchas e não apenas naquelas que você citou.

  47. Diego CAstagnet comentou:

    Só um comentário a respeito da valvula termostática:

    Tenho dois ford Fiesta um 1997 e outro ROCAM 2001.
    Para evitar problemas(pois já tive e quase perdi um motor porque a valvula travou),simplesmente tirei a valvula termostática de ambos há uns dois anos.
    Os dois funcionam muito bem,o ponteiro de temperatura do endura fica um pouco acima da metade e o do Rocam na metade.Como são motores de alta rotação eles aquecem muito rápido,pela manhã não falham e funcionam muito bem nas viagens que faço, não afetam o controle do modulo da injeção seja em marcha lenta ou em aceleração constante.
    Acredito que a valvula termostática ,depois de expirada a garantia de fabrica do veículo,no Brasil é um item dispensável pelos proprietários que não querem ter problemas com o radiador e ficar na rua(não faz tanto frio por aqui..)

  48. Ezequiel dos santos comentou:

    olá, por favor, estou com um problema no meu fiesta 2003 motor zetec rocam. a semana passada furou o selo do cabeçote. levei pra trocar, aproveitei troquei óleo e toda a agua do radiador, mas ao sair do mecanico o carro começou a jogar agua fora do reservatório e a subir muito a temperatura. voltei ao mecanico e olhamos tudo e não achamos vazamento. estava entupida aquela mangueira de retorno do reservatório de água. desentupimos mas continuou jogando agua pra fora. e o mais esquisito é que ele sempre andou com a temperatura no meio do marcador. quando liga a ventoinha a água fica fervendo no reservatório e vaza muito. detalhe, acende a luz de temperatura mas o marcador fica no meio. o mecanico disse que era pra eu colocar aditivo na agua. vi no manual do carro que ele prescisa ter 50% de aditivo. já coloquei mais estou com medo de ir longe e ferver de novo. estava vendo os comentarios aqui e vi que pode ser pane na bomba d’agua. como posso saber se é ela que esta com deficiencia? se puderem me ajudar, agradeço. abs.

    Ezequiel, você deve voltar ao mecânico e checar a bomba d’água e também a válvula termostática. Pelo jeito, o problema não foi ainda resolvido.

  49. PAULO comentou:

    TENHO UM FIESTA 2004. SEMPRE QUANDO PARO ELE DE BICO PARA CIMA FICA GOTEJANDO E BAIXANDO O NIVEL DE AGUA DO RESERVATÓRIO. ALGUÉM PODE ME AJUDAR A RESPEITO?

  50. Sandra comentou:

    Boa noite. Espero que vc possa me ajudar. O que ocorre é que tenho um Gol ano 97 que apresentou a algumas semanas superaquecimento. Quando isso ocorreu, parei logo o carro, aguardei que o motor esfriasse, completei a água e fui para casa. era final de semana e, portanto, lá ele ficou até a segunda-feira, quando foi levado ao mecânico, sem apresentar vazamento nenhum. O mecânico trocou a válvula termostática e viu que a ventoinha não estava funcionando de acordo. Após isso, não houve mais superaquecimento. Na ocasião, ele examinou a junta e verificou tb que não haviam danos. No final de semana passado, após chegar em casa com o carro, quando o motor esfriou, começou a vazar. essa água vinha de cima e escorria por cima do protetor do carter. Novamente, carro parado e segunda no mecânico. foi trocado o retentor da bomba d’água e outras borrachas, enfim. Hoje, novamente, o carro apresentou vazamento bem menor, mas no mesmo local. ontem quando utilizei o carro algumas vezes ele sinalizou a luz de óleo (piscava e apagava), ainda não estaria em período de troca, mas de qq forma hj a teria realizado no entanto o carro está de novo parado esperando ida ao mecânico amanhã. Alguém pode me ajudar a entender o que pode estar acontecendo? Abraços e agradeço.

    Sandra, você tem que levar o carro no mesmo mecânico até que ele resolva esse problema. Afinal, ele já trocou um monte de peças e não solucionou o defeito. Peça para ele examinar a junta do cabeçote para ver se identifica algum vazamento no local. Aproveite e veja a coloração do óleo do motor, pela vareta de medição. Se a cor estiver esbranquiçada é porque ela queimou por superaquecimento e a água do bloco penetrou no cárter. Se for realmente isso, terá de trocar a junta, o óleo e o filtro de óleo, além de completar a água do sistema de refrigeração.

  51. Mayer comentou:

    Como faço a sangria do sistema de arrefecimento do meu Fiesta 2001. O ideal para essa ação, é com motor frio ou na temperatura de funcionamento normal?
    Carlos, aconselho a consultar o manual do veículo para ver qual é o procedimento mais correto. O passo a passo básico é o seguinte (ver as recomendações de fábrica específicas para seu carro): com o motor desligado e frio, abra a tampa do reservatório de água, e depois abra o registro da parte inferior do radiador. Depois de escoar toda a água para fora, feche o registro inferior e complete a água pelo bocal do reservatório. Em seguida, coloque aditivo para radiador. O nível de água do reservatório não pode superar a marca de nível máximo.

  52. ronaldo comentou:

    troquei o radiador do oleo do meu golf 1.6, mas tem um porem: agora ele fica com aquela luz da temperatura acesa direto. nao sei o que pode ser. ja nao sei mais o que fazer. alguém sabe o que fazer pra acabar com esse problema?

  53. ronaldo comentou:

    a temperatura continua normal so aquela luz que fica indicando a temperatura no painel e o mecanico nao consegue descobrir

  54. BRUNO comentou:

    Estou com problema no meu corsa 2003. quando estou andando, ele de repente trava, tipo morre e pega no tranco bem ligeiro sem eu nem poder fazer nada. isso acontece muito ligeiro. acende a luz da injeção eletrônica e logo apaga. já troquei velas e cabos, bobina, filtro de combustível, mas o problema continua. alguém tem alguma dica?

    Bruno, pode ser que esteja acontecendo um mau contato elétrico em algum sensor eletrônico do motor ou no plugue da central da injeção eletrônica. Recomendo levar o carro a um auto-elétrico confiável e fazer a limpeza dessas conexões, com um spray limpa-contato. Em geral, essas panes ocorrem por infiltração de umidade de água (causada por chuvas ou ao passar sobre poças e áreas alagadas), lavagem do motor, acúmulo de poeira ou ainda por má fixação dos plugues.

  55. Edpo Souza comentou:

    Tenho um Fiesta Supercharger 2005. gosto muito carro, mas nos últimos dias tem dado bastante problema. mas tudo coisa normal de manutencao em carro usado mesmo. porem, ele estava vazando óleo na cebolinha de óleo. troquei a cebolinha pra resolver o problema e de fato nao vazou mais. só que a luz do óleo fica piscando quando o carro esta em ponto morto. pensei q era a cebolinha e troquei de novo, mas o problema continou. levei de novo ao mecanico e ele disse q podia ser o óleo. entao trocamos o óleo e o problema diminuiu. agora só pisca quando o motor esta quente. deixo ele em ponto morto e quando viro a direcao hidraulica ou quando ponho a primeira marcha e solto a embreagem bem devagar ai a luz do óleo pisca.
    Trocamos o oleo pq ele estava com oleo 5w30 que é muito fino e colocamos uma 15w40 sintentico. O resto ta tudo normal: agua, aquecimento, desempenho, consumo e barulho do motor, so esse problema mesmo da luz do oleo piscar (e a cebolinha é original comprada na autorizada).

    Sugiro que você consulte a revenda onde comprou a peça e também fale com um supervisor técnico da concessionária para ver se descobre a causa desse problema.

  56. Rubens comentou:

    Boa Tarde!
    Hoje fui conferir a água do reservatório do meu Fiesta zetec rocam 1.0 e vi que estava baixa. completei e percebi que a mangueira que leva a água do reservatório para o motor estava trincada bem perto da braçadeira. fui ao mecanico e ele apenas cortou a mangueira e a colocou de novo, porem colocou invertida, pois estava dando muito trabalho para por. me parece que ela era um pouco mais larga no local onde encaixava no motor!
    Tem algum problema andar com a mangueira invertida? o vazamento parou, mas tenho medo de apresentar outro problema durante uma viagem longa. geralmente viajo 400 Km direto, quase toda semana! o carro não chegou a rodar sem água, porém ele marcou aquecimento na metade e conferi logo. isso aconteceu antes de descobrir a rachadura, após a “gambiarra” ta tudo OK! E ai, preciso trocar a mangueira ou da pra deixar do jeito que esta?

    Rubens, o mecânico fez mesmo uma verdadeira gambiarra. Assim que puder, compre uma mangueira original na concessionária e coloque no lugar da velha. Não se corta nem se inverte mangueira. Ela pode escapar a qualquer momento. Fundir o motor por falta de água vai lhe custar bem mais caro, tenha certeza !!!

  57. patto comentou:

    pode ser o sistema de desembaçador do para-brisa. tem um radiador embaixo do painel. esse dá muito defeito .ok

  58. Luiz Felipe Paiva comentou:

    TENHO UM ESCORT ZETEC 1.8 16V. A VENTOINHA NÃO ARMA, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. TROQUEI O CEBOLÃO, A BOMBA DÁGUA. E AGORA, O QUE MAIS EU FAÇO. O ÓLEO NÃO TEM COR BRANCA. O QUE PODERIA SER, JUNTA? SE ALGUEM PUDER, ME AJUDAR?

    Luiz, a pane pode estar no motor elétrico da ventoinha. Você já pediu para fazer um teste de funcionamento nela?

  59. Clovis comentou:

    por favor, gostaria de saber se posso misturar no radiador do carro outro aditivo de marca diferente só para completar o nivel da água?

    Clovis, pode sim. Todos eles são produzidos com os mesmos compostos, que baixam o ponto de ebulição da água e protegem o radiador contra entupimentos e ferrugens.

  60. mauricio tineu comentou:

    meu carro, um corsa sedãn 1.8, depois de ficar uns quatro dias parado, de repente começou a vazar água em uma das braçadeiras. sem que ninguém tivesse mexido ou ligado. ao abrir a tampa do reservatorio, percebi que estava com muita pressão e o vazamento parou. o que será que aconteceu? alguem ja viu isso?

    Mauricio, pode ser um problema da braçadeira (às vezes, a rosca do parafuso espana e não dá mais aperto) ou uma rachadura da mangueira embaixo dela. Ou ainda válvula termostática do bloco travada. Pra não ficar só nas suposições, o melhor mesmo é levar o carro a um mecânico para fazer um exame mais aprofundado.

  61. Bruno. comentou:

    Olá, completei com agua o reservatório do radiador, acabou ficando “1 dedo” acima do máximo. Isso é um problema? Pois fiquei escutando um barulho estranho quando acelero, parece algo borbulhando ou algo solto dentro de um pote… Pode ser isso? Como faço para retirar o excesso de agua? Obrigado.

    Bruno, nunca se deve passar do nível máximo no reservatório de água do radiador. O resultado é isso que você descreveu. A pressão aumenta muito no sistema e provoca essas borbulhas. Você pode retirar o excesso com uma fina mangueira.

  62. Luiz Felipe Paiva comentou:

    OBRIGADO CLOVIS PELA AJUDA , MAS QUANDO EU LIGO O AR OU VENTILADOR ELA ARMA NORMALMENTE,
    ACHO , QUE VOU NA IGREJA DOS CAPUCHINHOS , SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR, PEÇO AINDA APOIO, AMANHÃ VOU TESTAR O RELÊ DA VENTOINHA, VAMOS VER QUEM SABE ?

  63. Bruno. comentou:

    Obrigado pela resposta.

  64. jailson comentou:

    por favor, alguém sabe me informar o ponto da corrente do motor nissan sentra 2.0 16 valvulas, ano 2008?

  65. Kleber Tavares comentou:

    Tenho um Kia Bongo k2500. um dia desses achei um vazamento de agua escorrendo em baixo do motor. acho que seria próximo da tampa do carter. o reservatório de agua estava vazio. esperei o motor esfriar e completei com agua de torneira. logo depois, no outro dia, coloquei um pouco de liquido para radiador. A agua do reservatório não baixou, mas continua vazando. mas não achei vazamento. olhei a vareta de oléo e a sua cor esta normal. a temperatura se mantem no marcador no nível médio. ah ! percebi que ao ligar o veiculo, a ventoinha ja funciona. é normal, mesmo com ele ainda frio? alguns amigos me falaram que pode ser bomba de água ou selos de motor. uns descartam que seja a junta de cabeçote. eu nem sei o que pensar e fazer. vou levar o veículo ao mecânico que consertava meu carro de passeio. não sei se ele vai saber resolver, pois qdo se trata de um utilitario tudo muda. me deem uma orientação!

  66. Rodrigo comentou:

    Tenho um clio 2002 16v com 85.000 km. comprei esse carro de segunda mão, bem conservado e com aparente manutenção ok, aos 52.000 km. tinha um problema de vazamento pelo tampão que foi trocado pela concessionaria. desde então funciona muito bem, porem ontem a noite apos abastecer, passou a funcionar com falha em baixa rotação, tipo 3 cilindros. hoje pela manha ao sair, coloquei gasolina em outro posto pra ver se seria a gasolina batizada, mas ao checar a agua, estava muito baixa, o que estranhei, pois nunca baixou antes. completei e segui com a mesma falha. a caminho de casa, a luz de temperatura acendeu e parei imediatamente num posto e estava novamente muito baixa. completei e ao conferir o oleo na vareta estava normal, mas na tampa de valvulas, estava misturado, rosado ou seja com agua. tens uma boa orienteção do que fazer? estou com pouca grana no momento e preciso do carro pra trabalhar!

    Rodrigo, seu carro deve estar com infiltração de água dentro do bloco do motor, provavelmente provocado pela junta de cabeçote queimada. Leve seu carro a um mecânico para uma análise mais aprofundada. Troque a junta e continue de olho no termômetro e verificando o nível de água diariamente, para ver se resolve. Se isso não solucionar, você vai ter que aplainar (retificar) o cabeçote.

  67. Leandro Paulino comentou:

    tenho um corsa sedan 96, e tenho problemas com o nivel de agua baixando. porem acontece uns fatos estranhos: quando o carro está com o motor muito frio (depois de parado por cerca de 8 horas e de madrugada) vaza agua por algumas mangueiras. fiz algum reaperto e parou o problema, porem ainda continua baixando agua. não está indo para o motor, pois a cor do oleo está normal, a coloração das velas normal, tampa do reservatorio nova, selos do motor trocados, ar quente desativado. agora não sei mais o que fazer. vcs tem alguma ideia.

    Leandro, o único jeito de detectar vazamento é ficar observando o motor. Comece procurando por pontos de vazamentos de água no chão de sua garagem de manhã. Alguns vazamentos ocorrem com o motor frio e outros só quando ele está aquecido, quando aumenta a pressão dentro do bloco. Verifique se há rachaduras nas mangueiras debaixo das braçadeiras ou fuga de água no radiador, na válvula termostática, no reservatório de expansão e outros pontos. Fique de olho no termômetro e no nível de água, completando-o mais de uma vez por dia. Caso não descubra o defeito, leve o carro a um mecânico especializado.

  68. César comentou:

    Boa noite, muito bom seu blog. Vamos ver se pode me ajudar: eu comprei um Fiesta Supercharger 2005 com 60.000 km. Quando comprei, o reservatório de expansão estava quase seco. fiz a limpeza, troquei o aditivo (coloquei AC Delco que considero bom) e tirei o ar.
    Porém, o nível do líquido de arrefecimento abaixa constantemente - o termômetro no painel não acusa aquecimento acima do normal, e liga a ventoinha normalmente. Porém, o reservatório quase seca, mais ou menos, a cada 2.000 km. Procurei a causa junto com meu mecânico de confiança há 16 anos. deixei o carro para ele, nada anormal foi encontrado. Testamos os sensores, troquei a tampa, não tem água misturada no óleo. Aliás, ele abaixa o nível do óleo do máximo para o mínimo em menos de 700 km, mas não “fuma” ao acelerar forte. “Curiosos” me disseram que o motor dele possivelmente tenha “fervido” e tenha sido mal retificado. Poderia ter vazamento em alguma galeria do bloco? Ele vaza óleo em duas juntas (tampa de válvulas e cárter) e vou mandar trocar. Estou decepcionado, é o primeiro Ford que compro. tive um Corsa antes com 180.000 km e andei com ele 3 anos sem abaixar nem uma gota nem de água e nem de óleo. O que mais poderia verificar? Abraços.

    Cesar, um defeito muito comum na linha Fiesta, segundo os mecânicos, é o vazamento de água na tampa da válvula termostática do motor. Ela é feita de plástico e costuma rachar com o tempo de uso e deixa a água escapar. Ver matéria do Oficina Brasil no link: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=41641>

  69. Marcos comentou:

    Eu tenho um Fiesta Supercharger 2003, comprado em março de 2009. fiz uma revisão assim que o comprei: troquei o óleo, o filtro e algumas outras peças, inclusive as velas. em dezembro de 2009, nove meses depois, o carro estava perdendo força e eu troquei as velas novamente. agora, sete meses depois da ultima troca das velas, esta perdendo força de novo. levei o carro a um eletricista e ele me disse que uma das velas estava com problema e meio melada. ele falou que é problema no motor. estou muito preocupado, pois fazer um motor não é barato. será que é isso mesmo?

    Marcos, antes de levar o seu carro novamente ao mecânico, leia a seguinte reportagem do jornal Oficina Brasil sobre o Fiesta no link: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Manutencao_Conteudo.vxlpub?hnid=41641. Lá, os técnicos falam que no seu modelo, quando se troca as velas é preciso trocar também os cabos. Confira também outras dicas de problemas que provocam a perda de força e de potência do motor.

  70. Leandro Paulino comentou:

    Olá novamente meu amigo,tenho mais uma pergunta para vc,gostaria de saber qual a temperatura que liga a ventoinha do corsa 1.6 com ar,pois precisei trocar as junta do cabeçote e o sensor de temperatura,antes da troca ela acionava com + ou - 94Gº depois da troca aciona com 100Gº,eles me disserram que o certo é acionar com 100 e que o sensor trocado estava acusando errado,agora é com vc,qual é o certo?
    Obs:na estrada roda com 92G
    na cidade entre 96 a 100 graus

    Agradeço desde já

  71. Paulo Valle comentou:

    Uma coisa esquisita aconteceu com meu FIESTA 2003/2004 personalité 1.0. A água do reservatório tem baixado constantemente e tenho completado com frequência, além de levar ao mecânico que tem focado nas peças ao redor da válvula termostática.

    Mas veja que estranho: Num dia desses verifiquei que a água de novo estava abaixo do nível mínimo do reservatório. quando retirei a tampa do reservatório para completar, do nada a água subiu ao seu nível normal para perto do máximo e aí desisti de completar.

    Depois disso, tenho continuado a completar a água. Isso é normal? Com base nessa observação é possível dar uma dica do que está acontecendo com essa água que baixa direto?

    Paulo, é normal a água subir de nível no reservatório, mas isso só acontece quando o motor está quente. O nível deve ser medido sempre com motor frio. O Fiesta costuma apresentar vazamentos na tampa da válvula termostática. Essa cobertura é feita de plástico e costuma a rachar com o ressecamento provocado pelo tempo de uso e o calor do motor.

    Agradeço se souber algo…

  72. joelson comentou:

    estou com um problema em meu carro, que aciona a ventoinha, mas não para de subir a temperatura, ate jogar água pelo reservatorio. é uma picape strada 1.6 16 v. o que fazer ?

    Joelson, pode ser que a válvula termostática tenha travado dentro do bloco. Leve o seu carro a um mecânico para fazer uma avaliação mais rigorosa.

  73. Ana comentou:

    Olá, tenho um Fiat Palio EX 1999. mandei lavar o motor para a inspeçao veicular e, no trajeto, a luz do sistema de arrefecimento acendeu. a ventoinha nao dispara. alguem pode me dar uma luz? Bom, por fim, nao passei na vistoria: a porcentagem de CO estava acima do permitido de 1%. o meu deu 5,26%. sera que tem a haver?

    Ana, o seu carro deve estar com problema no sensor da ventoinha, também conhecido popularmente como cebolinha. Leve-o a um eletricista para fazer um checkup. Quanto ao alto índice de emissão de gases do motor, será preciso fazer uma revisão geral num mecânico e trocar alguns itens, como óleo, filtros, velas e/ou cabos de velas. Além disso, efetuar um teste com scanner em todo o sistema eletrônico (conectores e sensores) e de ignição. Aconselho também a verificar o estado do catalisador e da sonda lâmbda, que fica no escapamento e controla a mistura de ar/combustível.

  74. Adriano comentou:

    Boa Noite!

    Meu carro é um chevrolet prisma 1.4. ele já vinha apresentando vazamento há alguns dias. levei ao mecanico e ele me falou que é bomba dagua. como não tive tempo ainda para deixar o carro na oficina não arrumei. hoje, quando cheguei do serviço, estacionei o carro na vaga e vazou toda a água do revervatorio do radiador. será que enchendo o reservatorio eu consigo chegar ao mecanico (15 km)?

    Acho melhor não arriscar. É mais seguro rebocar o carro até o mecânico.

  75. jose gomes comentou:

    tenho um palio 2001 e tambem estou com este problema. completo a agua quase todos os dias, mas não encontro vazamento…

  76. sergio comentou:

    Comprei um fiesta 2006 supercharger, porém começou a vazar agua fria embaixo do motor do lado do passageiro. o que pode ser?

    Vazamentos de água no motor podem ser causados por dezenas de motivos. Leve seu carro a um mecânico especializado para fazer um checape no sistema de refrigeração.

  77. aguinaldo josé comentou:

    Boa noite!
    Meu carro é um Palio Fire 2001. há um tempo liguei o carro e começou a sair muita água pelo escapamento. tive que trocar o cabeçote e o serviço saiu todo por $2.500, contando mão de obra e outras peças. rodei com o carro, depois de um tempo a água do reservatório do radiador baixa e completo todo dia. O que será? Já troquei a bomba d’agua, o reservatório de água, mandei trocar as braçadeiras das mangueiras do radiador e mesmo assim tenho que repor água. O que faço?

    Volte ao mecânico em que você fez o serviço e peça que faça um check-up no sistema.

  78. Edmison Menezes comentou:

    tenho um palio fire 2003. estes dias fiz a troca de agua (retirei a mangueira onde fica a braçadeira para a retirada da agua) coloquei aditivo. logo após alguns dias apresentou vazamento. um amigo mexeu e parou o vazamento. Mas agora voltou e a cada cerca de 10 ou 5 km o carro aquece. que faço e como fazer uma limpeza correta? Um mecanico disse que é entrada de ar. o vazamento esta no local da braçadeira. ate troquei a braçadeira, mas não resolve.

    Edmison, o vazamento pode estar sendo causado por uma pequena rachadura (provocado por mangueira ressecada) embaixo da braçadeira. E ele só deve ocorrer quando o motor aquece e aumenta a pressão dentro do bloco. A gente nem percebe o vazamento. Tente trocar a mangueira.

  79. antonio dos santos paz comentou:

    tenho um fiesta 2001. quando o carro esta quente e dispara a ventoinha, aparece um barulho alto no cabeçote, como se tivesse com tucho descarregado. levei a tres mecanicos e nenhum resolveu. troquei o oleo 3 vezes, sempre mudando de marca, mas nao resolveu. troquei tambem o kit de corrente do motor (Zetec).

    Antonio, a rigor não deveria haver relação entre o acionamento da ventoinha elétrica e o barulho, que segundo você estaria ocorrendo dentro do cabeçote. Será que o ruído não está sendo provocado pelo próprio ventilador, que estaria solto ou com as suas pás raspando em algum lugar?

  80. João comentou:

    tenho um ford fiesta 07/08 flex. no ano passado, meu irmão esqueceu de colocar a tampa do reservatorio de agua e saiu pra viajar. ai, a uns 30 km depois o motor deu uma esquentada e teve que fazer o serviço do motor. agora a agua do carro está baixando muito rápido (ex: eu ando uns 40 km e baixa em média 1 cm). o que eu faço? o carro tá respondendo bem, a temperatura está normal, o que pode ser?

    João, leve seu carro ao mecânico que fez o serviço e relate o problema. Como foi ele que consertou tem obrigação de encontrar o defeito. A água baixar desse jeito não é normal.

  81. Willian comentou:

    Bom dia,

    Tenho um Fiat Uno EP 1996 e há poucos dias a ventoinha do radiador não estava ligando. levei ao mecânico e foi necessário trocar a valvula termostatica e a tampa do radiador. a cada dois dias tenho que completar a água do radiador com a quantidade de um copo americano. segundo o mecanico não iria abaixar mais a água, o que não ocorreu. o que devo verificar.

    Willian, sem ver o carro (e mesmo vendo) fica difícil localizar o problema de cara. Recomendo a você voltar no mecânico pra ele checar se o vazamento pode estar ocorrendo na junta da termostática nova ou em outro lugar.

  82. antonio dos santos paz comentou:

    tenho um fiesta 2001. quando o carro esta quente e dispara a ventoinha, aparece um barulho alto no cabeçote, como se tivesse com tucho descarregado. levei a tres mecanicos e nenhum resolveu. troquei o oleo 3 vezes, sempre mudando de marca, mas nao resolveu. troquei tambem o kit de corrente do motor (Zetec).

    Antonio, a rigor não deveria haver relação entre o acionamento da ventoinha elétrica e o barulho, que segundo você estaria ocorrendo dentro do cabeçote. Será que o ruído não está sendo provocado pelo próprio ventilador, que estaria solto ou com as suas pás raspando em algum lugar?

    NAO JA VERIFICAMOS E SO O MOTOR ESQUENTAR JA DESLIGUEI ATE O VENTILADOR E COMO SE PARASE DE LUBRIFICAR MUITO ESTRANHO ATE HOJE NAO FOI SANADO AGORA ESTOU ATE PENSANDO EM ABRIR O MOTOR.

  83. Rodolfo Pronesti comentou:

    Tenho um vw fox 2005 e ele anda me dando uma dor de cabeça. É o seguinte, a uns 3 meses atras eu ia para meu sitio que fica perto da serra do mar e colocava-o na garagem. no outro dia de manha quando ia ligar ele nao pegava. batia a chave e nada. toda vez era isso. mas la é muito frio e toda noite geava. tudo bem, ai eu fui viajar e deixei o carro parado uns 5 dias. quando fui ligar, eu batia a chave e nada. com muito esforço consegui fazê-lo funcionar. Meu óleo tinha vencido. quando eu passei uns 200 km do que era pra trocar, ele começou a nao querer ligar. eu batia a chave e nada. mais isso na primeira tentativa do dia, quando ele vinha de algumas horas parado. depois q liga ele fica bom, mais se deixar algum tempo, tipo do dia para noite, ele ja nao liga. troquei o óleo ontem e nada, ja coloquei gasolina aditivada no injetor e nada. agora ele ta la fora parado e nao liga. só se eu ficar tentando é capaz de ligar, como esta sendo todo dia.

    Rodolfo, no inverno os carros Flex demoram mesmo a pegar. Pode ser que o óleo que você usa esteja fora da especificação adequada para o clima local. Em regiões muito frias, o ideal é utilizar um lubrificante multiviscoso 5W40 ou 10W30, que ajudam o motor a pegar mais fácil em temperaturas baixas, próximas de zero grau. Confira no manual do seu carro, para ver o que recomenda o fabricante do veículo. Um dica, é manter o pedal de embreagem apertado enquanto dá a partida. A outra é misturar gasolina com álcool no tanque, na proporção meio a meio, ou colocar gasolina podium no reservatório auxiliar. Além disso, te aconselho a fazer um check-up no sistema de partida a frio, do reservatório e do corpo da injeção, pra ver se está injetando mesmo gasolina e se o “afogador” automático está funcionando corretamente.

  84. Allan comentou:

    Boa noite comprei um prisma maxx 2009 há 3 meses, e faz alguns dias comecei perceber um vazamento de água do lado direito do motor, e o água do reservatório aos pouco vai baixando que pode estar acontecendo.

    Allan, vazamentos de água no sistema de arrefecimento (”refrigeração”) do veículo podem ser causados por inúmeros motivos e em diversos componentes. Por isso, fique de olho pra descobrir de qual local a água está saindo e complete diariamente o seu nível. Como é um defeito que pode superaquecer e até fundir o motor, te aconselho a levar urgente o carro num mecânico especializado para fazer um check-up geral.

  85. Alexandre Rodrigues comentou:

    Tenho um UNO FIRE 2002 com ar condicionado que comprei desde que era zero km. De um tempo para cá, reparei que do nada o reservatório de água começou a ficar vazio. As vezes eu andava 10 km em um trânsito relativamente pesado, com um clima razoavelmente quente, e quando chegava ao destino simplesmente o reservatório estava vazio. O mais estranho, é que quando vou ao trabalho (cerca de 30 km de casa) de manhã mais cedo (cerca de 6 horas, quase sem trânsito) o reservatório permanece mais ou menos com a mesma quantidade de água. Já verifiquei o óleo e está com aspecto normal (recentemente o troquei), ou seja, com aquela cor “marronzinha” de óleo novo. Olhei os carpetes dianteiros e tudo está “sequinho”. Coloquei água e fiquei verificando se havia algum vazamento e nada consegui ver. O mais estranho, é que, como pode vazar toda a água em momento e permanecer como se não tivesse vazado em outro? Por favor, dê uma dica, pois uso o carro para trabalho e sem ele é impossível trabalhar.

    Alexandre, existem inúmeras causas para o vazamento de água no motor. Pelo o que você está relatando, o carro pode estar com alguma pequena rachadura em mangueira ou no reservatório de expansão, que mantém a água quando o motor está frio e a jorra pra fora (com o aquecimento e aumento da pressão do sistema de arrefecimento) quando pega trânsito e fica mais quente. Em geral, isso acontece em cortes discretos e escondidos, que podem se localizar até embaixo das abraçadeiras. Veja também outros componentes, como a junta da válvula termostática, bomba d’água e outras peças. Só não bobeie, porque o motor pode perder toda a água, ferver e fundir. Verifique e complete o nível de água cada vez que sair com o carro e faça um checkup num mecânico.

  86. Marlene comentou:

    Tenho um chevrolet astra 2001 gl, e tem aquecido muito o motor a ponto de ferver a água. porem a ventoinha nao liga. quando paro a carro ela liga automaticamente. Quais podem ser as causas?

    Marlene, você deve levar seu carro urgente a um auto-elétrico para checar o sistema de acionamento da ventoinha. O problema pode estar na “cebolinha” que liga o ventilador. Só mesmo um teste poderá apontar o defeito.

  87. denilson comentou:

    Tenho um gol bola 97/98 1.6 MI completo. já faz algum tempo que a água do reservatório esta baixando com 3 a 4 dias. já fiz vários serviços mecânicos que não resolveram: troquei abraçadeiras, mangueiras, “janelas” do motor que estavam quebradas, reservatório de água, juntas de motor e nada.

    Denilson, existem inúmeras causas que podem provocar vazamentos de água no motor. Identificar o local é bastante difícil, até mesmo para mecânicos mais experientes. Você pode checar se há furo no radiador, a vedação da tampa do reservatório de expansão, a junta da válvula termostática, bomba d’água… O mais importante é ficar de olho no motor quando o carro para ver se consegue ver o ponto de onde a água está saindo. E não esqueça de completar o nível diariamente, para não correr o risco de ter um superaquecimento e queimar a junta do cabeçote…

  88. Emerson comentou:

    Tenho um fiesta supercharger 2002/2003. Quando ligo o carro pela manhã ou passo um dia para ligá-lo percebo que existe um barulho como se tivesse batendo metal com metal (válvulas ou tucho). Após mais ou menos 5 minutos de funcionamento o barulho para. A Ford recomendou óleo SAE motorcraft 5W30 (ou como alternativa API SJ SAE 20W40 e SAE 20W50). Fiz a troca do óleo dia 15/09/10 e utilizei o SAE 20W50, mas continua o barulho pela manhã ou quando demoro ligar o veículo. O que pode estar ocasionando tal barulho?

    Emerson, é difícil avaliar sem fazer um checkup no carro. Se é um ruído que para depois de alguns minutos, costuma não ser coisa séria. Pode ser a correia poli-V (de borracha) que deve estar frouxa, deslizando e cantando (um som que parece ruído metálico). Mas fique de olho, porque pode ter uma outra origem. Uma pergunta: você costuma lavar (esguinchar) água no motor com frequência?

  89. geraldo comentou:

    Tenho um VW gol, e ele apresentou vazamento, parcialmente grande. Enchi o reservatório, liguei o motor e a água escorreu por completo. O que será que está acontecendo?

    Geraldo, seu carro está com um vazamento sério. Leve-o imediatamente ao mecânico para fazer um checkup completo no sistema de arrefecimento. No seu caso, seria melhor rebocá-lo até a oficina para não correr o risco de fundir o motor.

  90. Bruno comentou:

    Bom dia..gostaria de saber…meu carro está baixando a agua do radiador…andei lendo sobre quando ele queima a junta, e mistura agua e oleo. Quando a causa do vazamento tem a ver com o cabeçote o oleo vai misturar com agua? e quando ele mistura o oleo fica esbranquiçado? abraço.

    Bruno, quando a junta do cabeçote se rompe internamente, ela permite que a água que circula por dentro do bloco e refrigera o motor entre na câmara de combustão e desça para o cárter. Esse problema é detectado pelo óleo de cor esbranquiçada e pelo excesso de emissão de fumaça pelo escapamento.

  91. olemar borges comentou:

    troquei o carburador do meu escort xr3, no entanto, ele está afogando direto. a mangueira que sai da bomba de combustivel para o carburador joga combustivel demais. Como resolver?

    Olemar, você tem que ver se o seu carro está com a bomba e os giclês de carburador (ver as medidas) originais de fábrica. Isso pode provocar uma vazão excessiva e gerar esse problema. Veja também se a bóia da cuba de combustível do carburador está pesada ou furada. Quando isso acontece, ela deixa de regular o nível correto na cuba e injeta mais combustível que o normal no motor.

  92. luiz pinheiro comentou:

    ola amigos, tenho um golf glx 96 2.0. de uns dias pra ca começou baixar o nivel da agua. notei uns pingos numa parte da mangueira. será que quando anda esses pingos aumentam…

    Luiz, quando o veículo anda aumenta a pressão interna no motor e o vazamento de água aumenta. Por isso, é bom ficar de olho na água e repor o nível diariamente, até poder levar o carro a um mecânico para fazer uma verificação completa no sistema de arrefecimento.

  93. alexandre comentou:

    tenho um fiesta sedan 05/06 1.6 motor zetec: ele amanheceu vazando do lado do motor, embaixo de uma valvula. eu acho que é de temperatura. toda vez que eu ligo o carro o ventilador fica ligado direto e a luz de verificação do motor fica acesa. quando desligo o motor, o ventilador fica ligado um pouco e desliga. vc pode me ajudar?

    Alexandre, os Fiesta mais novos costumam apresentar uma rachadura na tampa da válvula termostática. Como ela é feita de plástico, se resseca com o calor do motor e permite o vazamento de água no motor. Mas para não ser advinho, te aconselho a levar o carro a um mecânico para fazer um checkup no sistema.

  94. victor eduardo comentou:

    estou comprando um fiesta sedan 2004. aparentemente ele está ótimo. o dono falou que sempre quando acontece alguma coisa conserta logo e tal… mas eu fui dar uma volta nele e estou percebendo que quando tento engatar a 3ª marcha ela não entra direto, engancha. parece que ela trava ao tentar passar a marcha na diagonal, sentido de 2ª para 3ª. qual é o problema? se fosse necessario trocar a caixa de marcha, sairia por quanto para mim?

    Victor, pode ser um problema de desgaste ou folga no trambulador (cabo ou vareta) do câmbio, que é responsável pelo engate das marchas. Se for isso, o conserto é barato. Leve o carro a um mecânico para confirmar se é este mesmo o defeito.

  95. Ulisses comentou:

    Amigo, boa noite,

    eu estou com problemas no meu gol 88 alcool motor AP. do nada ele começou a esquentar muito, muito mesmo, da luz que indica a temperatura ficar piscando. Parei o carro imediatamente e retirei os dois fios do “cebolão” e os juntei (nota: eu troquei o cebolão tem menos de dois meses). Continuei a andar, mas nem cheguei a 2 km, pois vi que mesmo com a ventoinha ligada direto a temperatura não baixou.

    O reservatório de água está 100% pois não tenho problemas com vazamentos nem completo sempre o mesmo.

    parei no posto e verificamos que a temperatura do reservatório estava “aceitável”, pois dava para colocar a mão na água. (PENSEI LOGO EM PROBLEMA ELÉTRICO).

    levei no eletricista e o mesmo disse que era a valvula termostática. Levei no mecanico e ele me disse que esses radiadores do gol costumam dar problema mesmo para eu trocá-lo.

    O que eu fiz: fui pra casa e tirei o radiador para ter melhor acesso a valvula. abri a parte da bomba de água e tirei a válvula eu mesmo.

    fiz os teste e funcionou normalmente. a ventoinha armou em baixa temperatura e aparentemente tudo voltou ao normal.

    Hoje fui a praia e fiquei prestando atenção na temperatura. Na ida, fui tranquilo. Na volta aconteceu o mesmo problema inicial: aquecendo, sem ligar a ventoinha mas, SEM VÁLVULA.

    Pode ser o radiador entupido? mas eu assoprei o radiador e nada o obstruía. Será que o Bloco pode estar obstruído por ferrugem fazendo com que a água fique presa alí não deixando que a água quente chegue no cebolão por isso ele não arma a ventoinha?
    há outra possibilidade de problema?

    Desculpe o tamanho da pergunta, mas todos os detalhes são importantes.

    Muito, mas muito obrigado mesmo

    Ulisses, o defeito de seu carro é um enigma. Pode ser mesmo o que você está falando: algum bloqueio na circulação de água no bloco ou em mangueira. Alguns carros mais antigos costumam apresentar entupimento na mangueirinha de retorno da água do reservatório de expansão. Geralmente, este tipo de problema é causado pelo travamento da válvula termostática. Continue testando. Leve o carro a um mecânico experiente.

  96. Bruno comentou:

    Tenho um Ford Fiesta 2000 motor zetec rocam 1.0. Ele começou a ferver. Reparei que deixando ele ligado, a ventoinha do radiador não aciona de jeito nenhum e ele começa a ferver, mas quando ligo o ar condicionado, a ventoinha aciona. O que pode ser? Será somente o cebolão que nao está acionando a ventoinha? O fato de ligar o ar condicionado e a ventoinha funcionar indica que o cebolão está ruim??

    Bruno, leve seu carro a um auto-elétrico de confiança e faça um teste no cebolão.

  97. Ulisses comentou:

    Ricardo, fiz diversas vezes o procedimento de limpeza do radiador (trocando a àgua direto mas sem utilizar nenhum produto) e, o mais importante: troquei a “cebolinha” que é o sensor que fica próximo ao motor. Funcionou, não deu mais aquele problema “misterioso” que estava dando. Custou 15 reais. Abraços e continue com o blog que está espetacular.

  98. Arnaldo comentou:

    Amigo, tenho um polo classic 98. há alguns dias começou oscilar a aceleração. o eletricista passou scanner e era problema na sonda. trocamos e essa semana ele apresentou outro problema: quando liga a ventoinha, ou seja o motor aquece, e ando com o carro, ele fica dando uns tranquinhos, tipo falha de cabo ou vela. isso acontece com o motor de 1500 a 2500 giros. passando disso vai normal. as velas e cabos são novos. ja mudei de posto também e nada. tem vez que sai normal. quando acontece isso dou uma folga no acelerador e ele volta normal. vc tem idéia do que pode ser ?

    Arnaldo, pelo o que você descreveu, pode ser que o problema esteja no sensor de marcha lenta, que não estaria funcionando direito.

  99. Viviane comentou:

    Olá Ricardo, tenho um Fiesta que com um descuido meu, coloquei água sem ligar o motor, pode causar algum dano “drástico”? Tentei ligar o carro e não pegou! Não tentei mais. Um abraço.

    Viviane, colocar água fria só causa problemas quando o motor ferveu e está superaquecido. A diferença de temperatura entre o líquido e o bloco pode causar o empenamento do cabeçote, além da queima da junta do cabeçote, que decorre por causa da elevação da temperatura acima do normal. Quando o motor superaquece (soltando aquela fumaça de vapor), é preciso esperar que esfrie totalmente (pode demorar mais de uma hora), antes de colocar água no radiador. Foi esse o seu caso?

  100. Tavares comentou:

    Boa noite,

    Vi que não estou sozinho com meu problema no Prisma. todos os relatos do blog são semelhantes ao que acontece em meu carro. o vazamento não é visível e vaza no mesmo lado. entrei no site da GM e fiz uma reclamação formal à montadora (Aguardo resposta). aconselho a que todos que estão tendo esse problema façam o mesmo, que entrem no site da empresa e reclamem desse problema. em alguns sites foi citado que esse problema é comum. se é comum houve alguma falha de desenvolvimento, pois um carro com 30.000 Km começar a vazar água e mecânicos não acharem o problema é muito estranho!!

    Fica aqui minha indignação com meu carro, que até o momento tinha me dado alegria e agora está me deixando sem dormir e andando de ônibus!!!

  101. paulo tadeu comentou:

    Tenho um Palio Fire 8V, 2001, 2 portas, com ar quente. De uns tempos para cá tenho notado que pinga água no tapete do motorista de dentro do painel do carro. Vi que a água do radiador está baixando. Não é uma quantidade grande, pois semanalmente está no nível mais baixo ou um pouco abaixo e completo até o nível superior.
    O que pode estar acontecendo? há solução?

    Paulo, o problema de seu carro deve estar no sistema de ar quente. Atrás do painel há uma serpentina por onde circula a água quente do motor, cuja função é aquecer o ar que vai para a cabine. Ela costuma enferrujar e vazar. Esse vazamento pode ser no cano, nas conexões e também no registro, acionado pelo botão do painel. O primeiro sintoma de problema é pingar água no carpete do carro. Leve seu carro a uma oficina especializada em ar-condicionado e faça a inspeção e o conserto.

  102. genilson schulz comentou:

    Tenho um ford fiesta 2003 supercharger, e as vezes ele para de funcionar do nada. nao acende nenhuma luz no painel. e pode tentar dar a partida que nao pega de jeito nenhum. so depois de uns 5 a 10 minutos, dai ele pega normal e funciona as vezes mais de 6 meses sem apresentar mais o defeito. as vezes apresenta o problema depois de alguns dias. sera bomba de combustivel. ele esta com 75.000 km e deve ser original. notei tambem que quando ele para ao ligar a chave não se ouve mais aquele barulhinho da injeçao eletronica ou da bomba no tanque, na parte de traz do carro. estou com medo de ficar na estrada. se ele parar pode ser perigoso. ja levei na oficina, mas como o defeito nao aparece sempre, eles não conseguem descubrir o que é.

    Genilson, você deu uma boa pista. Pode ser pane elétrico-eletrônica ou obstrução do sistema de combustível. Se eu fosse você, trocaria primeiro o pré-filtro da bomba do tanque, porque ele pode estar com entupimento parcial. Isso não descarta sujeira no tanque, causada por uso de combustível batizado. E ficaria de olho pra ver se o problema se repete. Pode ser também defeito da bomba elétrica da injeção, como você disse. A quilometragem elevada e a ausência do barulho característico são um sinal de que alguma coisa não deve estar bem. Mas pode ser ainda mal contato nos plugues dos sensores ou dos chicotes eletrônicos. Tive um Fiesta 2002 que desligava o motor do nada quando estava dirigindo na estrada. O motor morria e em fração de dois a três segundos voltava a funcionar, com se nada tivesse ocorrido. Levava o maior susto. Não era um defeito frequente e demorava meses para se repetir. Depois, conversando com um técnico da revenda Ford, ele me deu uma dica de que o plugue do chicote da central da injeção poderia estar sujo ou mal encaixado. Depois de uma boa limpeza nos contatos, o problema deixou de ocorrer. Também tive um Corsa hatch 1994, que quando tomava chuva e deixava o carro parado por longo tempo, ele não pegava mais. O problema era vapor de água no compartimento do motor. Ao passar por ruas com poças, a água espirrava no motor quente e formava um vapor interno, que infiltrava nos plugues eletrônicos e cortava o contato elétrico da injeção. Pode uma coisa dessas?

  103. rodrigo comentou:

    Ola amigo tenho um 1.6 2005 ele abaixa agua mais nao esta fervendo. fiz uma revisao nas borrrachas, troquei a valvula termostatica, a tampa do reservatorio, conferi o oleo pra ver se nao havia mistura de agua. o carro roda com a temperatura normal. so que a hora que liga a ventoinha, depois que o carro esfria, a água abaixa?

    Rodrigo, é normal o nível de água se alterar no reservatório. Ele varia de acordo com a temperatura. Quando o motor está quente o volume aumenta e quando está frio, abaixa. Mas é pouco. Tem que ver se é realmente isso que está acontecendo ou se há algum outro vazamento de água em ponto não identificado. Fique de olho sempre no líquido de arrefecimento. Se notar alguma mudança brusca, leve seu carro para fazer um novo teste no sistema.

  104. Saulo comentou:

    Gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Tenho um carro Ford Fiesta 1.0 66 cv, gasolina (comprei há um ano). Já tive os seguintes problemas:
    1º - Um dos selos d’água (parece com uma tampa de refrigerante) rompeu (verifiquei pelo fato da temperatura subir, parei o carro imediatamente) e efetuei a troca no mecânico - troquei apenas a que se rompeu, colocou-se água e foi verificado se a ventoinha armava. Armou normalmente.

    2º - Outrora andando com o carro verifiquei que a temperatura estava acima do normal, também parei de imediato, verifiquei que se tratava que o reservatório está rompido na sua junta, devido à pressão d’água ele vazava, porém NÃO troquei a tampa do mesmo, mas não vejo nenhum vazamento / escapamento junto à tampa. OK

    3º - Em Outrora andando com o carro já na rua onde moro escutei uns barulhos estranhos vindos do motor e um cheiro de água vaporizando parei o carro (porém o painel não acusou temperatura alta), conduzindo o mesmo até a minha garagem, com a ajuda de um mecânico foi verificado que se tratava que a válvula termostática havia quebrado (cotovelo da válvula termostática - entrada ou saída não sei). Troquei tudo Válvula Termostática, Cotovelo, Sensor de Temperatura e a Carcaça da Válvula Termostática - tudo original. Coloquei água no reservatório, desconectei o retorno, para efetuar uma limpeza no sistema e tirar o ar; conectei novamente o retorno e coloquei água e aditivo. OK

    ATUALMENTE O PROBLEMA TEM SIDO O SEGUINTE: VEJO QUE O CONSUMO DÁGUA DO RESERVATÓRIO SER ACIMA DO NORMAL e observo que próximo aos pedais um calor acima do normal com o decorrer do trajeto.

    Dúvidas o que pode ser:
    Junta do Cabeçote, pois não vejo a olhos nus nenhum vazamento, nem o chão molhado?
    O ideal seria trocar todos os selos d’água?
    Verificar se o carro está trabalhando na temperatura indicada pelo fabricante?

    O QUE FAZER???
    GRATO,
    ABS.

    Saulo, pelo o que você descreveu o seu carro já deve ter quilometragem alta. Quando o motor tem muitos anos de uso é comum a ferrugem interna do bloco causar o rompimento dos lacres (tampas metálicas) que ficam na parte aposta às polias. Esse processo de corrosão fica mais acelerado quando se deixa de usar o aditivo no líquido do radiador. No seu caso, trocaria todos os selos de uma vez, porque eles têm o mesmo tempo de vida, e também a tampa do reservatório de expansão (aquele pequeno de plástico), além das suas mangueiras. O vazamento na válvula termostática provavelmente foi causado pela tampa de plástico que recobre a peça. Ela costuma a rachar devido ao excesso de calor do motor. E continue de olho pra ver se o problema foi realmente resolvido.

  105. Edilberto comentou:

    Boa tarde! Possuo um Fiesta Supercharger 2003 com mais de 150.000 km, quando vou viajar, após um longo tempo em quinta marcha o câmbio fica muito duro, ao engatar a primeira, quando paro em um esquina por exemplo, quase não consigo desentagatá-la. Após passar para a segunda e assim por diante o câmbio volta ao normal, mas se precisar da primeira novamente é outra luta. Andando na cidade, passando marchas a todo momento esse problema não ocorre. O que fazer?

    Edilberto, pelo o que você falou, o seu carro pode estar com problemas no sistema de embreagem (disco, cabo ou trambulador) ou com os anéis de sincronização das primeira e quinta marchas com desgaste elevado. Leve o seu veículo a um mecânico especializado em câmbio para fazer um teste mais apurado.

  106. jose felix comentou:

    ESTOU COM O MEU CARRO QUE E UM FIAT PALIO 2005, 2 PORTAS, COM UMA INFILTRACAO EMBAIXO DO PAINEL, MAS SO APRESENTA AGUA QUANDO CHOVE. PARECE SER QUE TEM ALGUMA COISA A VER COM A CALHA EM FRENTE AO PARABRISA. LEVEI A UM MECANICO ELE INFORMOU QUE ERA A CALHA QUE ESTAVA ENTUPIDA. ELE DESOBSTRUIU, SAIRAM VARIAS FOLHAS DE ARVORES, DIMINUIU O VAZAMENTO MAS AINDA CONTINUA. QUERO SABER SE EXISTE ALGUMA BORRACHA DE VEDACAO ATRAS DO AR-CONDICIONADO OU EM LOCAL PARECIDO QUE ESTEJA ACARRETANDO ESSE VAZAMENTO. SE PUDER MANDAR ALGUMA SOLUCAO PARA MEU E-MAIL, EU AGRADECO: gatinho_pe_22@hotmail.com.

    José, pelo o que você descreveu, a água deve estar entrando pela grelha de entrada de ar da cabine. Pode ser que tenha algum problema de vedação ou rachadura no compartimento de plástico. É provável também que a infiltração possa estar ocorrendo na borracha ou adesivo de vedação entre a grelha e o difusor de ar que fica no console central. Leve seu carro a um vidraceiro para fazer uma exame mais apurado.

  107. suelen comentou:

    ola meu monza 87 esta afogando e abri o capo percebi que ele esta vazando agua no carburador, o que pode ser, e o oleo tbm parece que esta com agua. desde ja obrigada

    Pelo o que você falou, o seu motor deve estar com a junta do bloco queimada ou rachada. Por isso, a água está infiltrando dentro do cárter do óleo e saindo por algum lugar próximo ao carburador.

  108. suelen comentou:

    me desculpe esta vazando alccol no carburador

  109. weslley comentou:

    Tenho um problema que está tirando meu sono, bem, e o seguinte. a três dias atrás meu carro de uma hora para outra subiu a temperatura no painel, o carro começou a ficar com um barulho tipo quando esta na 4º marcha na subida e ele pede redução e vc não reduz, um estrelos tac tac tac…. dai depois de um tempo percebi que o carro estava com o sensor de temperatura quase no vermelho, parei em um posto e constatei que de fato o reservatório estava quase vazio, tinha pelo visto jorrado água por frestas da tampa, era visível, tendo em vista que a agua jorrou que deixou uma marca amarela provavelmente de ferrugem do motor. acontece que depois coloquei novamente agua e antes mesmo de chegar em casa voltou a baixar coisa de 3 km. novamente enchi, e ele secou, enchi novamente abri o capu na garagem para verificar se havia algum vazamento em mangueira ou algo semelhante, e a olho nu não percebi, saliento que só baixa o nível se o carro estiver em movimento, se eu encher com o motor frio e sem funcionamento a agua permanece lá agora se eu ligar ou rodar ai baixa com rapidez não preciso nem rodar muito… coincidência ou não meu carro apresentou isso quando estava muito frio e resolvi colocar no ar quente, de qualquer modo nem funcionou o mesmo “o ar quente do carro”, ficou na temperatura baixa tipo como tivesse ligado o ar condicionado… não sei se foi coincidência ou se isto que provocou o problema, acontece que sei q pode provocar outro problema no carro, até no cabeçote. mas gostaria de tirar essa duvida antes de levar em um mecânico, tendo em vista que sou muito curioso e gosto de mexer no carro, sempre troco uma coisa troco outra sem precisar levar em mecânico, isto porque gosto mesmo de ir descobrindo…

    outra sei que pode ser a tampa do reservatório eu apertei bem agora, e liguei o carro e verifiquei se voltaria a vazar por ela e nada aconteceu… mas a agua continua à sumir misteriosamente, e não sei onde é ou se há vazamento. Só sei que o indicador de aquecimento que é parecido com um conta giros ele sobe para o vermelho com muita facilidade com o carro em movimento, não preciso nem rodar muito.

    e ai o que pode ser o que devo fazer. meu palio e um fiasa 1.0 edx. tem ar. ajude-me; estou sem sono já.

    desde já muito obrigado.

    Weslley, segundo o que você relatou, seu carro pode estar com algum vazamento grande provavelmente causado por alguma mangueira rachada, abraçadeira de mangueira danificada ou frouxa, vedação da bomba de água, vedação dos selos do motor, rachadura ou má vedação da tampa do reservatório de expansão ou vazamento na mangueira ou tubo que faz a passagem de água do motor para o sistema de ar quente. Existem dezenas de motivos que podem causar esse problema. O difícil é encontrar o local. É preciso deixar o carro aquecer bem para poder localizar o ponto correto do vazamento. É comum o vazamento ocorrer só quando o carro está em movimento e com o motor quente. Explicação: nessas condições, a água aumenta de pressão e força a saída do líquido por alguma parte que está prestes a “estourar”. Faça um teste na sua casa, deixando o motor em média rotação por alguns minutos, mas cuidado para não se queimar. Se algum componente se romper, ele pode lançar água quente nas mãos e no rosto. Cuidado também com a ventoinha elétrica, que entra em funcionamento assim que o motor esquenta. Se voce não descobrir logo a causa, leve o carro a uma oficina de confiança. Nessas condições, é melhor não rodar com o veículo, porque pode empenar o cabeçote ou fundir o motor.

Deixe uma resposta

You must be logged in to post a comment.